sábado, 30 de março de 2013

ORAÇÃO DE APRENDIZ


(Hélio Augusto dos S. P. Ribeiro)

SENHOR,
Quando eu puder sorrir por entre lágrimas,
viver a vida sem temer a morte
e aceitar a morte como a própria vida;
Quando eu puder amar a quem feroz me odeia,
saciar a fome dos que me desprezam
e por causar tais males lhes pedir perdão;
 
Quando eu puder, senhor, curvar-me à mão que me castiga,
bendizer a terra que me nega o pão
e doar meu pão a quem me nega a terra;
 
Quando eu puder a gota de água derradeira,
deixar àquele que me quer matar
por piedade do seu sofrimento;
 
SENHOR,
 
Quando eu clamar justiça quando todos calam,
silenciar-me quando todos gritam
e lutar sozinho quando todos fogem; 
 
Quando eu souber ser rico não possuindo nada,
conservar-me pobre afortunado sendo
e manter-me honesto quando todos roubam;
 
Quando eu souber, Senhor, na solidão de minh'alma,
aceitar a treva como embebido em luz
e no fulgor da luz não esquecer a treva;
 
Quando eu souber, Senhor, como os santos sabem
conquistar o mundo para que sirva aos pobres
e sentir-me triste por lhes dar tão pouco,
buscarei Senhor, à sombra do Teu Martírio
o lugar de APRENDIZ DA TUA LIÇÃO.   
 
 

60 ANOS NO RAMO

Um cara sofria de dor de cabeça crônica infernal. Foi ao médico que, depois dos exames de praxe, disse:
Meu caro, tenho uma boa e uma má notícia. A boa, é que posso curá-lo dessa dor de cabeça para sempre. A má notícia é que, para fazer isso, preciso castrá-lo! Seus testículos estão pressionando a espinha e esta pressão provoca uma dor de cabeça infernal. Para aliviar o  sofrimento preciso removê-los.
O cara levou um choque e caiu em depressão.
Passou dias meditando. Indagava se havia alguma coisa pela qual valesse a pena viver.
Não teve outra escolha a não ser submeter-se à vontade do bisturi.
Quando deixou o hospital, pela primeira vez, depois de 20 anos, não sentia mais dor de cabeça. 
No entanto, percebeu que uma parte  importante de si estava faltando.
Enquanto caminhava pelas ruas, notava que era um homem diferente, mas que poderia ter um novo começo. Avistou uma loja de roupas masculinas de grife.
“É disto que eu preciso”, disse para si mesmo.
Quero um terno novo!!! _ pediu ao vendedor.
O alfaiate, de idade avançada, deu uma olhadela, e falou:
Vejamos… é um 44 longo.
O cara riu:
É isso mesmo, como é que o senhor soube?
Estou no ramo há mais de 60 anos, respondeu o alfaiate.
Experimentou o terno, que lhe caiu muito bem. Enquanto se admirava no espelho, o alfaiate perguntou:
Que tal uma camisa nova?
Ele pensou por alguns instantes:
Claro!
O alfaiate olhou e disse:
34 de manga, e 16 de pescoço.
E ele pasmado:
Mas, é isso mesmo, como pôde adivinhar?
Estou no ramo há mais de sessenta anos, disse.
Experimentou a camisa e ficou satisfeito.
Enquanto andava pela loja, o alfaiate sugeriu-lhe:
Que tal uma cueca nova?
Claro.
O alfaiate olhou seus quadris, e lascou:
Vejamos… Acho que é 36.
O cara soltou uma gargalhada:
Desta vez, te peguei. Uso o tamanho 34 desde os 18 anos de idade.
O alfaiate sacudiu a cabeça negativamente:
Você não pode usar 34. O tamanho 34 pressiona os testículos contra a espinha e essa pressão deve provocar em você uma dor de cabeça infernal.!!!!!!!!


quinta-feira, 28 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!

FIQUE INFORMADO



Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. 
Porém qual a ligação desta celebração com ovos de chocolate?
Para responder a essa pergunta, precisamos voltar no tempo em que o próprio cristianismo estava longe de se tornar uma religião. Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.
 Não por acaso, vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. 
 Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera, representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.
 A entrada destes símbolos para o conjunto de festividades cristãs aconteceu com a organização do Concilio de Niceia, em 325 d.C.. Neste período, os clérigos tinham a expressa preocupação de ampliar o seu número de fiéis por meio da adaptação de algumas antigas tradições e símbolos religiosos a outros eventos relacionados ao ideário cristão. A partir de então, observaríamos a pintura de vários ovos com imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria.
 No auge do período medieval, nobres e reis costumavam comemorar a Páscoa presenteando ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.
 Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

                  Extraído da internet

O QUE OS HOMENS QUEREM DAS MULHERES?


Não há uma mulher que não tenha feito esta pergunta. Como também não há um homem que tenha conseguido respondê-la de modo universal. A pergunta surgiu num café da manhã com uma amiga. Ela me contava sobre uma relação que havia estremecido e seus esforços em reatá-la, procurando ajudá-lo a organizar sua vida.
Será que alguém realmente acredita que ser amiga / mãe de um homem é a melhor maneira de conquistá-lo? Claro que homens precisam de amizades e cuidados, mas, antes da deusa mãe, precisam de Afrodite! 
Para representar a hierarquia das necessidades específicas masculinas – para simplificar, organizei-as em apenas 3 estágios: fisiológicas, relacionamento e realização pessoal.
Na base da pirâmide, eu destacaria, além do sexo, mais duas: sexo e sexo. Pois é, a primeira coisa que tem que funcionar bem numa relação é sexo. Se essa questão estiver mais ou menos, não se iludam: ou a relação vai para o espaço ou vamos resolvê-la fora da relação. Outra questão que reforça nosso apego ao sexo é o DNA de caçador. No entanto, ao contrário do que imagina a maioria das mulheres, o fato de nos sentirmos atraídos por outras mulheres, não implica em que saiamos por aí pegando todas. 
No estágio seguinte, relacionamento, primeiro faço uma revelação que ainda perturba muita gente: a relação para um homem, diferentemente do que ocorre para as mulheres, não é nem nunca será sua prioridade de vida. A prioridade de um homem é seu propósito/objetivo.  
No topo da pirâmide, chegamos, finalmente, à realização pessoal, que, para um homem, está relacionada à consciência e concretização de seu propósito. Esse propósito pode estar relacionado tanto à realização profissional quanto ao desenvolvimento espiritual.
É nesse estágio que nossas necessidades se aproximam das necessidades femininas. Só que, muito cuidado, isso não significa que desejemos as mesmas coisas que elas.
Se tivermos que escolher entre o relacionamento íntimo perfeito e atingir nosso propósito mais elevado, escolheremos ser bem-sucedidos em nosso propósito.  Desde que nos sintamos respeitados em nossa individualidade e nossa liberdade, esta última uma necessidade que todo ser humano precisa para viver e que assume uma importância ainda maior para um homem, na medida em que é a partir dela que começamos a alicerçar o nosso propósito.

Fábio Betti 


Colaboração: Luiza Drubi

 

PARABÉNS COMPANHEIRO!


É COM MUITA ALEGRIA QUE REGISTRAMOS NESTA DATA, 28/03/2013, O ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO COMPANHEIRO OSVALDO ITAZIR. OS QUE FAZEM O ROTARY CLUB JUAZEIRO DESEJAM AO MESMO  VOTOS DE MUITAS FELICIDADES SEGUIDOS DE AFETUOSOS PARABÉNS!!

Rotary Club de Juazeiro

quarta-feira, 27 de março de 2013

PARA REFLETIR


CHAME DE NOVO À VIDA, A PESSOA MORTA
QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ.
(Luiz Martins)

Aproveite a Semana Santa para ressuscitar em você aquela pessoa que desistiu de acreditar, de fazer, de inovar, de propor, de pensar. Seja você uma pessoa religiosa, cristã ou não, religue-se a você mesmo, e se acreditar em Deus, religue-se a ele para chamar de novo à vida aquela pessoa ingênua e feliz que você foi um dia.
Há pessoas que só enxergam os calvários da vida. Há pessoas que se sentem permanentemente injustiçadas. Há pessoas que se acham sempre merecedoras de mais do que possuem e de um tratamento melhor do que recebem. Há pessoas centradas em si mesmas e que não conseguem ver os problemas alheios, as misérias alheias, os calvários alheios.  Talvez a Semana Santa sirva exatamente para isso. Para repensarmos nossa vida, nossa trajetória, nossos pontos fortes e frágeis, para que possamos ressuscitar em nós o que temos de bom e sepultar nossas fraquezas.
Aproveite esta Semana Santa para reconciliar-se consigo mesmo.  Reconciliar-nos conosco é entender que não somos perfeitos e continuar a luta para sermos melhores a cada dia.  É aceitar os dons que recebemos e compartilhar com os mais necessitados.  É não sermos arrogantes e entender que a vida é um constante aprender, um eterno vir a ser.
Aproveite, pois, esta Semana para refletir, pensar, cismar, voltar-se para dentro de si para em seguida renascer como um novo ser, melhor, mais humano e mais consciente de suas responsabilidades perante a sociedade que precisa de pessoas boas como você para ajudar a salvá-la dos tantos males que afligem o mundo de hoje.  Renasça acreditando em sua importância.  Ninguém é indispensável e você menos ainda.  E para fazer a diferença é preciso renascer todos os dias.
Chame de novo à vida, a pessoa morta que está dentro de você.
Pense nisso.  Sucesso!

FELIZ
            PÁSCOA!

FELIZ PÁSCOA!



MISTÉRIO PASCAL

O ROTARY CLUB DE JUAZEIRO ATRAVÉS DO SEU CONSELHO DIRETOR, DESEJA AOS SEUS ASSOCIADOS, AS SENHORAS DA CASA DA AMIZADE E SEUS FAMILIARES, AOS COLABORADORES DESTE BLOG E AMIGOS,  UMA FELIZ PÁSCOA.

E QUE A CELEBRAÇÃO DESTE MISTÉRIO PASCAL NÃO SE PRENDA AO SOFRIMENTO E MORTE NA CRUZ  DO CRISTO, E SIM, AO SEU SEPULCRO VAZIO NO TERCEIRO DIA:  A RESSURREIÇÃO.

Umberto Alves
pelo Conselho Diretor

SAL MATA!



Sal é responsável por 2.3 milhões de mortes no mundo todos os anos.
Ministério da Saúde recomenda ingestão máxima de 5 g de sal por dia
 O consumo excessivo de sal pode levar 2.3 milhões de pessoas à morte no mundo em um único ano. Essa é a conclusão de um estudo daHarvard Medical School, nos Estados Unidos, baseado na revisão de 250 pesquisas sobre o assunto.
Ao determinar o número de mortes ligadas à ingestão de sal, foram levados em conta mais de 100 testes médicos que apontavam o papel do sódio no aumento da pressão arterial, no risco de ter um AVC e na probabilidade de sofrer um problema cardíaco. O Guia Alimentar para a população brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, recomenda o consumo máximo de cinco gramas de sal por dia ou 1.700 miligramas de sódio.
Os resultados mostraram que 60% das doenças cardiovasculares ligadas ao consumo de sal ocorreram entre os homens e 40% nas mulheres. Ataques cardíacos foram responsáveis por mais de 40% das mortes, assim como AVC. Os 20% restantes estavam relacionados a outros problemas do coração.
Para incentivar a diminuição do consumo de sal, a American Heart Association criou uma lista dos seis alimentos mais salgados, que inclui os que contêm mais sódio e dos quais a população deve ficar longe. São eles: pães, frios, pizza, aves, sopas e sanduíches.
Shoyu, macarrão instantâneo e embutidos são alimentos que costumam ter grandes quantidades de sal.
           
Extraído da internet

ENTRETENIMENTO


NO ENTERRO DE DOIS operários mortos no desabamento de uma laje, o dono da construtora, após os elogios póstumos , disse as duas viúvas:
- Sei que nada trará de volta seus maridos, mas nossa firma vai assegurar a vocês aposentadoria adicional, seguro saúde, educação para os filhos - e listou uma série de benefícios.
Foi quando se ouviu da mulher do único sobrevivente, que na hora do desabamento teve urgência em ir o banheiro, comentário:
- Que fatalidade, Felicíssimo! Justamente nesse dia  você tomou um laxativo.

autor: empreiteiro desconhecido
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um velho metido a conquistador entra num ônibus:
- Vou sentar aqui ao lado dessa garota bonita!
- Só que eu vou me levantar, seu velho gaiato!
- Gaiato e mentiroso!

NOTÍCIAS EM GOTAS

Dia mundial da água 

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, este marco é comemorado a cada 22 de março, buscando incentivar o debate de práticas de preservação do precioso líquido.
Apesar de todos os esforços persiste o criminoso desperdício e crianças ainda morrem em todo o mundo, pela escassez de água limpa e saudável.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novidade tecnológica

Uma empresa criou um carro dobrável. Elétrico, o veículo ocupa um terço do espaço de um carro normal.
Criado por uma empresa americana, destina-se apenas a desafogar o transito. Por esta razão não será vendido, somente alugado.
Breve teremos um carro que será dobrado e colocado na bolsa, como acessório....quem duvida ?

Cerejeiras em flor

"Hanami’ é a tradição japonesa de se observar o florescimento das cerejeiras, árvores típicas do Japão, e é um dos acontecimentos mais esperados do ano no país. Festivais temáticos se espalham pelas cidades dali e atraem turistas do mundo inteiro. Antigamente, o evento representava o início da plantação de arroz e, hoje, marca o começo da primavera e do ano letivo. O jeito mais japonês de se comemorar a temporada é fazendo uma festa embaixo das cerejeiras com direito a muita comida, cerveja e saquê, observando as flores que caem em uma cestinha estrategicamente posicionada. Ficou com vontade de participar do "hanami’? Selecionamos cinco destinos no Japão onde as cerejeiras dominam a paisagem e o evento pode acontecer com data marcada ou a qualquer momento – tudo vai depender de sua disposição em contemplar.
 
Colaboração: Luiza Drubi

terça-feira, 26 de março de 2013

CRÔNICA DO DIA


Bruxa ou Deusa?
Clarissa Porciuncula

Homens, em geral, dizem que mulheres são complicadas. Que se tornam monstros na TPM e entram em surto psicótico. Algumas se sentem desconfortáveis ao ouvir isso, outras já assimilaram e são assumidas e outras ainda nem dão atenção. 
Crescemos, engravidamos, envelhecemos e, mesmo quando cessa o sangue, os hormônios parecem ter vida própria e continuam a fazer como fizeram durante toda a nossa vida, uma festa dentro de nós todas as vezes que a lua muda, o tempo vira ou a maré sobe. Depois deixam a casa bagunçada, um pouco de ressaca e aí começam tudo de novo.
Exageros à parte, mulheres são assim e não há alternativas. 
Entre deusas e bruxas a história das civilizações está repleta de símbolos e arquétipos que em um momento dignificam, enaltecem e libertam a mulher como as deusas da fertilidade, do amor, da proteção e em outro a condenam, humilham, reprimem como as bruxas sedutoras, mentirosas e demoníacas.
Mas, afinal, somos assim tão demoníacas, estranhas, malucas? Não acho. Recebi uma frase no facebook que achei divertidíssima e a transcrevo aqui sem ainda ter descoberto a autoria e, se alguém souber, agradeço a informação.
“Mulheres são anjos…E quando alguém quebra suas asas, elas continuam a voar…de vassouras! Porque são FLEX.”
De certa forma, ela define muito bem essa flexibilidade da mulher diante das situações. Na verdade, vem no nosso pacote de fábrica. A flexibilidade emocional, a empatia, a percepção e a sensibilidade puramente femininas. A capacidade de trabalhar, cuidar de filhos, família, casa, companheiros. Não quer dizer que não nos estressemos, mas, sem dúvida, boa parte de nós dá conta do conjunto.

Colaboração: Luiza Drubi

SEMANA SANTA



PROGRAMAÇÃO:       IGREJA CATEDRAL DE JUAZEIRO

Dia 24/03 - Domingo de Ramos
09h - Missa de Ramos
18h - Procissão de Ramos.
(Saindo da Igreja de Stª. Maria Goretti)

Dia 25/03 - Segunda Feira Santa
18h30min - Confissão Comunitária.

Dia 26/03 - Terça Feira Santa
19h30min - Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais

Dia 27/03 - Quarta Feira Santa
19h30min - Celebração das sete Palavras de cristo na  Cruz

Dia 28/03 - Quinta Feira Santa
09h - Exposição do Santíssimo Sacramento,
12h - Benção do Santíssimo (Hora da Graça),
19h30min - Missa da Santa ceia e Lava-pés.
(Em seguida, Vigília Eucarística no Brasinha, ao lado da Catedral, Encerrando às 22h).

Dia 29/03 - Sexta Feira Santa
06h - Via Sacra, pelas ruas.
15h - Via Sacra no interior da Catedral e Terço da Misericórdia.
18h - Celebração e Paixão e Procissão do senhor Morto.

Dia 30/03 - Sábado santo
06h - Procissão das sete Dores de Nossa Senhora
29h . Vigília pascal.

Dia 31/03 - Domingo de Páscoa
09h - Missa solene
19h30min - Missa Solene

FIQUE INFORMADO


Prezado consumidor,
 
Inicialmente agradecemos o contato e aproveitamos para informar que os prazos para entrar na justiça individualmente para reaver as perdas referente aos planos econômicos já prescreveram. Porém, é possível ainda recuperar os valores não creditados através de associações que tenham Ações Civis Públicas em andamento, como o Idec. O primeiro passo é solicitar os extratos junto ao banco em questão, verificar os valores em saldo na época, fazer o cálculo aproximado dos valores que teria hoje a receber (conforme consta em tabela de cálculos no site do Idec, em Planos Econômicos - ver link abaixo) e optar pela alternativa que julgar mais adequada a seu caso. 
 
O consumidor não necessariamente precisa se associar ao Idec, já que, obtida decisão favorável em uma ACP (que beneficia qualquer poupador), poderá, através de um advogado de sua confiança, questionar os valores devidos na justiça.
 
Isto quer dizer que uma decisão obtida em uma ACP não é restrita à organização que pleiteou os direitos ou aos associados da mesma, mas a qualquer consumidor lesado.
 
Nos links abaixo poderá compreender melhor esse assunto e saber o andamento das ações do Idec, assim como as respostas aos questionamentos feitos.
 Aproveitamos para ressaltar que o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. e não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. Nossas atividades são: informar, orientar e educar os consumidores de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
 
Também realizamos testes de produtos e serviços, mantemos um portal com conteúdo exclusivo com dicas e direitos, editamos e publicamos mensalmente a Revista do IDEC e diversas publicações relacionadas à defesa do consumidor que ficam disponíveis em nosso site.
 
Vale informar que o Idec irá promover um atendimento coletivo para tirar dúvidas de consumidores sobre os planos econômicos no próximo dia 27/03, a partir das 18 horas, na Rua Desembargador Guimarães, 21. Os interessados deverão fazer suas inscrições, a partir de segunda-feira (25/03), através do telefone 3874-2150. As vagas são limitadas e novas datas serão disponibilizadas de acordo com a demanda. 

 Colaboração: Eunice Costa
                    Casa da Amizade--RC Juazeiro
 

segunda-feira, 25 de março de 2013

RC DE JUAZEIRO ENTREGA MAIS UMA CADEIRA DE RODAS


O Banco de Cadeiras de Rodas do Rotary Club de Juazeiro faz entrega de mais uma cadeira de rodas.  O jovem Victor de 13 anos, que é tetraplégico,  foi o contemplado. Criado pelo Rotary Club de Juazeiro, onde foi coordenado pelo saudoso companheiro Sabino, o Banco de Cadeira de Rodas já contemplou várias pessoas.  O objetivo é minimizar o sofrimento de pessoas com dificuldade de locomoção. Acompanhado do companheiro João Alves, o presidente do R.C de Juazeiro    Umberto Alves fez a entrega hoje 25/03.  A família de Victor ficou muito feliz e  agradeceu a iniciativa do Rotary Club de Juazeiro.  São ações como esta que nos mantem fortes e dispostos a contribuir com a sociedade e colocar em prática o grande propósito do Rotary: DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI,  disse o presidente Umberto Alves.

sábado, 23 de março de 2013

NOTICIAS EM GOTAS


Exemplo a ser seguido

O Rio de Janeiro é lindo, maravilhoso e todos os adjetivos merecidos que, de tão ouvidos, já se tornaram clichês. Em tempos recentes, tornou-se mais que isso.
O Rio se transformou em exemplo para o Brasil. Derrubou os índices de violência pela metade, é a capital regional que mais recebe investimento no mundo e, depois de décadas em declínio, voltou a ser polo para onde convergem negócios, cultura e poder.
PARABÉNS RIO DE JANEIRO !
 
Fonte: Revista Época

--------------------------------------------------------------------------------------------


Na expectativa !

Nos próximos meses, o mundo tecnológico deverá apresentar novidades e duas expressões voltarão à baila -- "computação vestível" (acessórios e roupas que assumam o papel de microcomputadores) e "realidade aumentada" (realidade coberta por uma camada de informação digital visível apenas para quem assim o desejar.
A origem da agitação será o GLASS, óculos fabricado pela Google. Eles se conectam com a internet e tem uma tela de 1.3 centímetros de largura, no canto de um dos olhos.
Eles custam US$1.500 e foram vendidos a um grupo selecionado interessado em testá-los.
A proposta é inovadora e bem-vinda. Mas funcionará ?
 
Fonte: Revista Época
--------------------------------------------------------------------------------------------
 

Os empregados domésticos do nosso país terão motivos de sobra para comemorar. No dia 13 de março, foi aprovada por unanimidade pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, a emenda constitucional que amplia os direitos da classe, "igualando-a" aos demais trabalhadores.
Agora, as empregas domésticas também terão direito à licença maternidade, com duração de quatro meses.
O intuito é que os senadores consigam aprovar a proposta ainda no mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher.
Segundo A Folha de São Paulo, a proposta conta com direitos como adicional noturno, jornada máxima, hora extra e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) obrigatório a quem presta serviços domésticos, como motoristas, babás e jardineiros.
Essas novas regras irão pesar no bolso do patrão, que terá um custo extra de R$1.271,40 por ano, segundo cálculos do advogado Alexandre Almeida Gonçalves.
Entretanto, direito não se discute.

Fonte: Folha de S.Paulo
  
   Colaboração: Luiza Drubi
            

ENTRETENIMENTO


UM HOMEM tinha ido ao hospital visitar a sogra, que estava em estado grave. Na volta, a esposa dele, muito preocupada, pergunta:
- E então, querido? Como está a mamãe?
- Está ótima! Com uma saúde de ferro! Ainda vai viver por muitos anos! Na semana que vem ela vai receber alta do hospital e virá morar com a gente! Pra sempre!
- Nossa, que maravilha! - diz a esposa - Mas isso é muito estranho, querido... Ontem mesmo ela parecia estar à beira da morte, os médicos diziam que ela teria poucos dias de vida!
- Bom, eu não sei como ela estava ontem - ele respondeu -Mas hoje, quando eu cheguei ao hospital, o médico já foi logo  me dizendo que a gente devia se preparar  para o pior!
---------------------
" ESPERAR É reconhecer-se incompleto".
Guimarães Rosa - escritor brasileiro
----------------------
IRRITADO COM O SALÁRIO  que recebe, o funcionário resolve reclamar com o patrão:
- O que eu ganho não é compatível com as minhas aptidões!
- Eu sei, eu sei - responde o chefe - Mas não podermos deixar você morrer de fome
Anderson Porto 
RC Rio de Janeiro-Saara

sexta-feira, 22 de março de 2013

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA




PLANETA ÁGUA
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo 
E que abre um profundo grotão 
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão 
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população 
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão 
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos 
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção 
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão 
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação 
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação 
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão 
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra 
Terra, planeta água (2x) 
Terra, planeta água.........


Homenagem: ROTARY CLUB DE JUAZEIRO

A preocupação com o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade.  Para se ter uma Idea, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para o consumo humano, ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da terra.  Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios, o que é fatal para os peixes.  A pouca água que existe fica ainda mais comprometida.  Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo.  E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chama a atenção para a questão da escassez da água e, consequentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas – ONU, instituiu em 1992 o DIA MUNDIAL DA ÁGUA: 22 DE MARÇO
Fonte: Lorenzetti

CRÔNICA DO DIA


CRÔNICA
                                                              
Joales Santos

Um velho mestre samurai, possuía um dojo de arte suave rodeado de bambus, quando foi procurado por um de seus discípulos no intuito de descobrir o motivo de sua demora ao ser condecorado com a faixa preta.
O mestre calmamente olhou para o jovem, retirou de um vaso uma semente e entregou-a dizendo: “Plante esta semente e espere. Assim que ela nascer você entenderá o motivo”.
O jovem, ansioso, saí correndo do templo samurai e assim que encontra solo fértil, cava uma pequena cova e planta a semente. Dia após dia, o jovem se dirige ao local marcado e regando a semente, na esperança de obter a resposta, sem que nada aconteça por dias, até que o jovem resolve procurar o seu mestre novamente.
Ao chegar ao templo, pergunta: “Mestre, há dias venho praticando a arte com destreza, mas nem sequer a semente germinou”. O velho respondeu: “Paciência, espere a semente germinar. Assim que ela nascer, você entenderá o motivo”.
Dias, meses e anos se passaram... Até... que no local indicado, havia uma pequena folha verde, tão pequenina e formosa que se destacava sobre o cinza do dia. O discípulo logo após avistar a pequena planta, corre ao seu mestre e pergunta: “Mestre, após longos anos de espera, a semente germinou, mas ainda não consigo entender o motivo de não ser condecorado”.
O mestre então pediu, para que o discípulo retirasse do solo a pequena planta e trouxesse em suas mãos. Após um longo esforço, o discípulo frustrado se ajoelha a frente do seu mestre: “É impossível retirar aquela planta do solo. Não consigo entender...”
Então o mestre explica: “Para você se tornar um samurai, é preciso ser como o bambu. Que cresce lentamente de dentro para fora. Nos primeiros anos de vida, o bambu, cria uma extensa raiz, fazendo-a uma planta impossível de ser retirada do solo para somente depois crescer para o céu, podendo desta forma, inclinar-se até o chão sem partir-se ao meio. Na vida, devemos ter a paciência para crescer, a persistência para não desistir e a força para não quebrar.” Oss
Extraído da internet

quinta-feira, 21 de março de 2013

MOMENTO DA POESIA


Sua luz

Não deixarei que você se vá
Nem se apague esta luz infinda
Que nasceu brilhante e serena
No mais íntimo de meu coração
           
Para sempre contemplarei o céu
Que  você me fez compreender 
E penetrar no seu azul mais profundo.
A soltar as amarras dos meus pés
E voar além da incensatez humana
 
Olhando-me nos olhos
Ensinou-me o significado de uma rosa
Embalada num canteiro de espinhos,
A provar as várias formas do sentir
E escrever poemas sem rimar
Tocamos juntos as pontas dos artros
Contamos os segundos no espaço
E transportamos a luz de cada estrela
Na palma  de nossas mãos
Sem temer a imensa escuridão
 
Não permitirei amor que você se vá
Nem se apague esta luz infinda
Que orienta meu trôpego caminhar
Ao encontro da plenitude de sua luz 
 
Luiza Drubi
Educadora e Poetisa
 

 

FIQUE INFORMADO


Os empregados domésticos do nosso país terão motivos de sobra para comemorar. Ontem, dia 13 de março, foi aprovada por unanimidade pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, a emenda constitucional que amplia os direitos da classe, "igualando-a" aos demais trabalhadores.
Agora, as empregadas domésticas também terão direito à licença maternidade, com duração de quatro meses.
O intuito é que os senadores consigam aprovar a proposta ainda no mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher.
Segundo A Folha de São Paulo, a proposta conta com direitos como adicional noturno, jornada máxima, hora extra e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) obrigatório a quem presta serviços domésticos, como motoristas, babás e jardineiros.
Essas novas regras irão pesar no bolso do patrão, que terá um custo extra de R$1.271,40 por ano, segundo cálculos do advogado Alexandre Almeida Gonçalves.
Fonte: Folha de São Paulo
Colaboração: Eunice Costa
Casa da Amizade-Rc Juazeiro

ENTRETENIMENTO


O MARIDO SE DIRIGE à mulher e diz:
- Querida, precisamos fazer alguns cortes nas despesas. Que tal se você se esforçar e aprender a cozinhar, lavar e passar? Assim, podemos dispensar a empregada.
E a mulher responde:
- Tenho uma ideia melhor, você pode se esforçar sendo carinhoso e atencioso comigo. Assim, poderemos dispensar o motorista.
------------------
ZEZINHO, um cara muito inteligente, encontra um emprego para pintar aquela faixa central da estrada.
No primeiro dia, consegue pintar seis quilômetros de faixa e recebe parabéns do supervisor.
No segundo dia, o rendimento cai para três quilômetros. No terceiro dia, um quilômetro.
- O que está acontecendo com você, Zezinho? Você está pintando cada dia menos...
Responde Zezinho:
- É que a lata está cada dia mais longe!

quarta-feira, 20 de março de 2013

FIQUE INFORMADO


Cada vez mais nos preocupamos com a longevidade saudável.
O homem busca sempre manter o corpo em forma, através de uma alimentação natural e exercícios sempre mais especializados.
Mas, e o cerébro ? o que estamos fazendo para ajudá-lo na tarefa de manter o corpo saudável ?
Vejamos o que diz Dr. Paulo Niemeyer Filho:

"A vida moderna é uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
Eu acredito que a alma está na cabeça . Quando um doente está com morte cerebral, temos a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.
Então, as pessoas tem de tratar do espírito . Precisam estar felizes, de bem com a vida, fazer exercícios . Se estão deprimidas, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. .
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa. Por esta razão precisamos evitar todo exagero:
Na comida, mas drogas, na bebida, no mau humor, nas reclamações da vida, na arrogância, nos sonhos e desejos, etc
Vamos entrar agora numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que entramos na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que nos faz infelizes. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.
Com certeza vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente, com saúde e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.
E dai, com todos os avanços da ciência e as maravilhas que estamos realizando, após dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vamos até a família e dizemos:
Ele está salvo.
Aí, a família olha pra você e diz:
Graças a Deus!".
Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais, independente de religião" . 
 
AnexoColaboração: Luiza Drubi

ENTRETENIMENTO

HÓSPEDE INSISTENTE
Um hóspede liga para a portaria do hotel:
- Por favor, a que horas abre o bar?
- às  8 horas, senhor - responde a recepcionista-
Dali a dez minutos ele liga de novo:
- Olha só, não dá pra abrir o bar um pouco mais cedo hoje?
- Não, senhor- O bar só abre às 8 horas.
Mais dez minutos, e a mesma ligação:
- oi, eu liguei há pouco. A que horas abre o bar mesmo?
- senhor, eu já disse! impacienta-se a recepcionista. Durma mais um pouco, espere as 8 horas, e aí o senhor desce, entra no bar e toma todas que quiser!
- Mas moça, eu quero  é sair do bar....

-------------------------------------------------------------------------------

" Lembre-se sempre que você é absolutamente único. Assim como todos os demais".
Margaret Mead
antróloga americana
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DA PORTA do boteco, um sujeito - no maior porre - vê a procissão passar com o povo carregando uma santa num andor todo verde e rosa, e berra:
- OLHA A MANGUEIRA AÍ, GENTE!
Enfezado, o padre vira-se para o bêbedo e esbraveja:
- Mas que falta de respeito, seu excomungado! Vá pra casa!
Foi o padre parar de falar e a santa bateu no galho de uma mangueira e espatifou no chão.
- Eu bem que avisei.... - disse o bêbedo

terça-feira, 19 de março de 2013

SAÚDE DO IDOSO


juntos os dois somam 182 anos

Confusão mental do idoso

 Principal causa da confusão mental no idoso
*Arnaldo Lichtenstein, médico
 
Sempre que dou aula de clí­nica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental? 
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não". 

Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;    
- a famí­lia passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é. Constantemente, vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardí­acos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.  Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.

Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilí­brio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hí­drica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações quí­micas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:

1 - O primeiro é para vovôs e vovós: tornem voluntário o hábito de beber lí­quidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum lí­quido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente lí­quidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao  perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção! É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

(*) Arnaldo Lichtenstein (46), médico, clí­nico-geral do Hospital das Clí­nicas e professor colaborador do Departamento de Clí­nica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

*    Gostou?*
*    Então divulgue. *
*    Seus amigos merecem saber!*

Colaboração: Osvaldo Galdino -  Rc Juazeiro

ALERTA

ALERTEM A TODOS DE SUA FAMÍLIA, AMIGOS, CONHECIDOS, ETC...

> > > > Se encontrarem uma criança chorando pela rua com um papel na mão,
> > > > contendo um endereço, ou mesmo um idoso, pedindo que você o leve
> > > > ao endereço indicado, chame imediatamente um policial ou uma
> > > > viatura através do 190, E NUNCA O ACOMPANHE ATÉ O ENDEREÇO
> > > > MENCIONADO MESMO QUE SEJA PERTO!

> > > > Este é o novo truque usado para sequestrarem e/ou roubarem
> > > > pessoas, sendo que a vítima vai ao encontro dos bandidos,
> > > > facilitando muito o trabalho deles, principalmente pela total
> > > > ausência de polícia, deixando a pessoa completamente à mercê dos
> > > > meliantes.
> > > > Não se sabe ao certo se esta modalidade de crime começou em São
> > > > Paulo ou Rio de janeiro, mas está se espalhando rapidamente por todo o país.


Extraído da internet

segunda-feira, 18 de março de 2013

ENTRETENIMENTO


O RECRUTA desiludido com a vida, o sujeito resolve largar os negócios e se alistar no Exército. O oficial que atende os voluntários naquela manhã observa o senhor na fila e, delicadamente, lhe explica:
- Desculpe, amigo, mas com a sua idade não podemos recrutá-lo como soldado...
- Mas ora! Por acaso vocês não precisam mais de generais???

Hertz Uderman
RC Rio de Janeiro-Méier - RJ
----------------------------------------------------------------------

" Só o ciúme me faz saber se estou apaixonada"
Madame de La Fayette
escritora francesa
----------------------------------------------------------------------

O SUJEITO está no boteco tomando umas cachaças e jogando uma partida de dominó com mais três amigos quando vê um enterro  passando  pela rua. Imediatamente, ele interrompe o jogo, levanta-se, vai até a porta, tira o chapéu e fica observando o cortejo durante vários minutos em silêncio. Quando o cortejo dobra a esquina, ele recoloca o chapéu na cabeça e volta a sentar-se.
- Esse foi o gesto mais comovente que eu vi nos últimos tempos! - comenta um dos amigos - acho que todos aqui deveriam seguir seu exemplo.
- Bem, sabe como é: depois de 15 anos de casado, acho que isso era o mínimo que eu poderia fazer!
-----------------------------------------------------------------------



ROTARY NOTICIAS!


 Gert Mueller esteve na cidade de São Francisco [Minas Gerais], à beira do Rio São Francisco e encontrou um capiau sem os dentes da frente que se chama Evaldson Bispo dos Santos (vulgo Galinha Tonta) que fala e lê inglês, alemão e japonês.
Ele disse que apareceram, em sonho, três meninos, um inglês, um alemão e um japonês que lhe ensinaram em sonhos por 15 anos seguidos, os respectivos idiomas!
Gert ficou impressionado com o alemão dele e falou bem rápido para ver se entendia, e o Evaldson entendeu tudo! Entrei em um site agora e vi que ele montou uma escola no quintal de sua casa e ensina os 3 idiomas para pessoas carentes. O Gert falou que quando aparecem estrangeiros no hotel onde estava o pessoal chama o Galinha Tonta para traduzir...não é incrível!?
 Evaldson já foi apresentado no Fantástico, e já se encontrou com o Imperador Hirohito do Japão.

COLABORAÇÃO: lUIZA DRUBI

domingo, 17 de março de 2013

COMO SE MEDE A RIQUEAZA DE UM PAIS


Se não tem riqueza, por que não se pode apenas fabricar dinheiro?
A riqueza de um país é medida por meio do PIB – Produto Interno Bruto. Esse cálculo da riqueza foi inventado pelo 
economista russo, Simon Kuznets.

Basicamente, o PIB é encontrado a partir da soma de todos os bens e serviços finais produzidos em num país durante um determinado período. Essa técnica mensura a atividade econômica, mas não pode ser utilizada como um indicador social, pois as pessoas não se beneficiam com o aumento do PIB de seu país.

Ainda assim, o Produto Interno Bruto caracteriza a forma mais importante de se medir a riqueza de uma nação, e ele até configura e determina o ranking das economias mundiais. Ou seja, quanto maior o PIB, melhor posicionado fica o país.

Para o cálculo do PIB é preciso somar o consumo (C), o investimento (I), os gastos governamentais (G) e as exportações (X) do país durante o ano e subtrair as importações (M).

Mas porque os países não podem simplesmente imprimir mais cédulas quando precisam de dinheiro?  Nós podemos dizer que a resposta é simples. Fabricar mais dinheiro não resolve problemas financeiros de uma nação porque o excesso de cédulas em circulação elevaria os preços das mercadorias, causando um desequilíbrio na economia.

Imprimir dinheiro sem critério resulta em inflação, e para que um país tenha uma economia saudável é preciso equilíbrio entre a produção de bens e o volume de dinheiro em circulação.

Hoje, a Casa da Moeda brasileira imprime mais dinheiro novo para substituir cédulas velhas e rasgadas, do que para injetar capital no mercado.


sábado, 16 de março de 2013

VALORIZAR SEMPRE !


AS COISAS MUDAM AO LONGO DO TEMPO!
"Nunca desvalorize ninguém...Guarde cada pessoa  perto do seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que perdeu um diamante enquanto estava muito ocupado colecionando pedras."
"O Destino decide quem vamos encontrar na Vida... as Atitudes decidem quem Fica .
EXTRAÍDO DA INTERNET. 

15 de março: Dia do Consumidor


              DIA INTERNACIOANAL DO CONSUMIDOR: O QUE COMEMORAR?
Do discurso inaugural, marco do direito do consumidor, proferido pelo ex-presidente americano John Kennedy, em 15 de março de 1962, passaram-se 51 anos. Hoje comemoramos o Dia Mundial do Consumidor e um novo discurso, em proporção jamais vista, é apresentado pelo Governo Federal ao expor o Plano Nacional de Consumo e Cidadania.
São três os principais eixos da proposta que marca uma nova frente em proteção ao consumidor e as relações de consumo: Consumo e Regulamentação; Consumo e Turismo; Consumo e pós-venda. Neste contexto, será constituído um Conselho Ministerial para que possam promover ações interligadas e conduzir medidas específicas que apresentem resoluções ao setor financeiro e às telecomunicações.
Em ações imediatas será proposto o fortalecimento dos Procons, as diretrizes do comércio eletrônico e a regulamentação do Código de Defesa do Consumidor aos produtos essenciais. Na agenda a criação da Câmara Nacional das Relações de Consumo para efetivar o direito a informações e a melhoria dos serviços.
O discurso elenca o direito do consumidor à política pública de Estado. Resta-nos, hoje, comemorarmos o anúncio do Governo, que por meio de projetos sociais transformaram muitos cidadãos brasileiros em consumidores ativos. Por isso, é obrigação do Estado defender o consumidor e proteger esses cidadãos. Repetindo o bordão do Plano, “agora que temos mais direito de consumir, queremos consumir com mais direitos”. Avante!
Mestre em Integração Latino Americana, linha de pesquisa
PolíticasPúblicas e Desenvolvimento, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista na Área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2005).


sexta-feira, 15 de março de 2013

HABEMUS PAPAM



O novo Papa foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira ,( 13 de março de 2013). Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco. Apesar do sobrenome, o pontífice é argentino e traz novas esperanças à América Latina, especialmente para o Brasil. 

O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo
O pontífice terá grandes desafios pela renovação da Igreja. É profético seu gesto ao escolher o nome Francisco. 
Francisco de Assis foi o grande reformador da Igreja no século 13. O caminho dele foi o da pobreza, da simplicidade, da entrega total, da identifcação com Cristo.
O novo papa sempre se mostrou, em primeiro lugar, um homem de comunhão, de muita escuta. .
Ele tem aspecto missionário. Na primeira aparição causou boa impressão por ser humilde,  simples, sem ostentação. 
Segundo alguns, ele usa o transporte coletivo para se locomover em sua cidade, ou seja, é uma pessoa próxima do povo.
O Papa Francisco I reacende a esperança de colocar em prática acordos firmados na Conferência de Aparecida. É um novo momento para a Igreja. No momento do discurso, ele disse que precisava das orações dos fiéis. Então, ele chamou todo mundo para ser corresponsável pelo trabalho dele.
No Vaticano e no mundo católico é esperado que o homem silencioso que agora é Papa conduza a estrutura da Igreja Católica com mão de ferro e com uma marcada preocupação social.
 Colaboração:Luiza Drubi
 

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas