O novo Papa foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira ,( 13 de março de 2013). Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco. Apesar do sobrenome, o pontífice é argentino e traz novas esperanças à América Latina, especialmente para o Brasil.
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo
O pontífice terá grandes desafios pela renovação da Igreja. É profético seu gesto ao escolher o nome Francisco.
Francisco de Assis foi o grande reformador da Igreja no século 13. O caminho dele foi o da pobreza, da simplicidade, da entrega total, da identifcação com Cristo.
O novo papa sempre se mostrou, em primeiro lugar, um homem de comunhão, de muita escuta. .
Ele tem aspecto missionário. Na primeira aparição causou boa impressão por ser humilde, simples, sem ostentação.
Segundo alguns, ele usa o transporte coletivo para se locomover em sua cidade, ou seja, é uma pessoa próxima do povo.
O Papa Francisco I reacende a esperança de colocar em prática acordos firmados na Conferência de Aparecida. É um novo momento para a Igreja. No momento do discurso, ele disse que precisava das orações dos fiéis. Então, ele chamou todo mundo para ser corresponsável pelo trabalho dele.
No Vaticano e no mundo católico é esperado que o homem silencioso que agora é Papa conduza a estrutura da Igreja Católica com mão de ferro e com uma marcada preocupação social.
Colaboração:Luiza Drubi
Nenhum comentário:
Postar um comentário