quinta-feira, 30 de junho de 2016

R.C DE JUAZEIRO REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO ROTÁRIO 2015/2016


Presidente Josenato Medrado


Carlinda,  entregando o cheque a Dra. Viviane


A última reunião do Rotary Club de Juazeiro, foi marcada pela participação maciça dos companheiros e companheiras, damas da casa da Amizade e convidados. Na ocasião o Presidente Josenato Medrado, fez um balanço das ações realizadas durante a sua gestão, como também pediu ao presidente eleito Rosemberg que desse uma atenção especial ao Colégio Rotary, já que o tempo não foi suficiente para que o fizesse. Vários companheiros se manifestaram parabenizando o trabalho do conselho diretor. Um momento especial se deu por conta da entrega de um cheque pela Presidente da Casa da Amizade Carlinda,  a  Dra. Viviane. O referido cheque destina-se ao tratamento  do jovem Levi,  que se encontra em estado vegetativo, vítima de uma covarde agressão por delinquentes. Esse foi um dos grandes gestos do Rotary em prol dos que necessitam. O companheiro Wilson Matos, Governador Assistente, levou a mensagem do governador Bonifácio ao Club, onde parabenizou as ações, como também a excelente gestão do Presidente Josenato Medrado. O Presidente eleito para o ano rotário 2016/2017 Rosemberg, também usou a tribuna para parabenizar o êxito da gestão 2015/2017, assumindo o compromisso de dar continuidade às ações que não foram concluídas. Mais um ano rotário foi concluído coroado de êxito, graças ao empenho de todos os rotarianos,  rotarianas e Casa da Amizade. Parabéns companheiro Josenato, encerrou-se um ciclo e inicia-se outro, onde temos o compromisso de  fazer da gestão de Rosemberg também um grande sucesso.

Por: Umberto Alves - R.C de Juazeiro

MENSAGEM

Sérgio Dal Sasso

Para crescer tem que amadurecer 
começando pelo reconhecimento 
da própria imperfeição e limitação.

Colaboração: Itazir de Freitas

A HIPERTENSÃO ENTRE OS BRASILEIROS

Resultado de imagem para HIPERTENSÃO

Pesquisa revela que um em cada quatro brasileiros é hipertenso

Entre as cidades pesquisadas, o Rio de Janeiro apresenta o maior número de hipertensos, com 30,6%

AGÊNCIA BRASIL

Brasília - O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira que um em cada quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão. Apesar de ser considerado alto, o índice tem se mantido estável, de acordo com dados da pesquisa Vigitel 2015. No ano passado, a doença afetava 24,9% da população, sendo que, em 2014, esse percentual foi de 24,8%. A doença atinge mais as mulheres e o número de casos cresce conforme aumenta a idade da população.
A Vigitel é uma pesquisa feita nas capitais brasileiras por telefone; em 2015, 54 mil pessoas maiores de 18 anos foram entrevistadas. Entre as cidades pesquisadas, o Rio de Janeiro apresenta o maior número de hipertensos, com 30,6% da população, e Palmas (TO) tem o menor índice, com 15,7%.
De acordo com a pesquisa, grande parte dos brasileiros não acredita que consome muito sal. Apenas 14,9% da população consideram seu consumo de sal alto ou muito alto, entretanto mais de 70% consomem sódio em excesso. Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome uma média de 12 gramas de sódio todos os dias. O valor é quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de menos de 5 gramas por dia.
.....
Apesar de o índice de pessoas com hipertensão ter se mantido estável, houve redução de 33% na taxa de internações pela doença, passando de 61 para 41 internações por 100 mil habitantes. “Isso aconteceu em função de uma ação conjunta da saúde, acesso a medicamentos, redução de sódio e cuidado das próprias pessoas em fazer exercícios físicos. Tudo isso faz parte dos resultados e há comprovada relação entre consumo de sódio e hipertensão”, afirmou.
Segundo o ministério, o consumo excessivo de sódio é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, que atualmente respondem por 72% das mortes no Brasil, como hipertensão, obesidade, osteoporose e problemas renais.

Fonte: O Dia

Colaboração: Eunice Costa

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Resultado de imagem para alimentação saudavel

Alimentação Saudável X Vida Moderna: Como equilibrar essa disputa?

Atualmente, a alimentação saudável tem sido fator preocupante para as pessoas, dado que a taxa de obesidade aumenta a cada ano e as doenças não transmissíveis são cada dia mais comuns. Obviamente, os tempos são outros e hoje existem preocupações e pendências diferentes de antigamente e, talvez, isso causa um impacto ainda maior na sociedade.
Durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde as autoridades na área ficaram alarmadas com o crescimento dos percentuais em que se indica a mortalidade, a morbidade e a incapacidade atribuídas as principais doenças não transmissíveis, representam atualmente em torno de 60% de todas as disfunções no mundo. A causa deve-se à evolução, as tendências demográficas e os modos de vida, em particular os relacionados com a alimentação pouco saudável e a falta de atividade física. Foi observado também que 66% das disfunções atribuídas às doenças não transmissíveis se registram em países em desenvolvimento, onde as pessoas afetadas são mais jovens que em países desenvolvidos.
Quando se lê sobre alimentação saudável, não é apenas sobre controlar o peso ou assumir um padrão de beleza, mas também sobre como manter a saúde e ter saúde extra. Prevenir os males que já são chamados de “os males do século”. Contribuir para que os índices de colesterol, acidentes cardiovasculares, diabetes e obesidade diminuam progressivamente.
Aliar alimentação saudável ao estilo de vida atual é uma questão de escolha. Uma escolha que pode facilitar e render benefícios a quem estiver disposto a fazê-la.
Em um estudo realizado na UERJ, intitulado como “Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira”, os pesquisadores, com o objetivo de prevenir a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e com intuito de manter o peso ideal, criaram passos para uma alimentação adequada:
  • Consuma alimentos variados e evite pular refeições. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;
  • Mantenha um peso saudável e evite o aumento da cintura;
  • Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
  • Coma arroz e feijão todos os dias acompanhado de legumes e vegetais folhosos;
  • Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;
  • Reduza o açúcar e evite tomar refrigerantes;
  • Para lanches, coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos.
Encontrar o equilíbrio para lidar com a rotina e a alimentação é, automaticamente, encontrar o equilíbrio para o bem-estar do seu organismo. Investir em sua saúde é a melhor arma que se pode ter contra os tais “males do século”.
--
Colaboração: Carmen Costa

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para DOIDO ESCREVENDO CARTA

O doido estava no hospício, escrevendo uma carta, quando o médico chegou, viu e pensou:
"Poxa, esse cara deve estar bom. Está até escrevendo carta". Aí ele chegou pro doido e perguntou:
- Pra quem é essa carta?
- Ah é pra mim mesmo, doutor, eu nunca recebo cartas de ninguém.
- E o que esta escrito nela?
- Como é que eu vou saber, ainda não recebi!!!

MAIS UMA CRISE HÍDRICA

Comitê discute revitalização do São Francisco com ministro da Integração Nacional

rio são francisco - foto irpaa

Mal as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) respiraram aliviadas pela melhoria razoável no volume de água da Barragem de Sobradinho (BA), uma nova crise hídrica poderá estar a caminho do Vale do São Francisco. Pelo menos é isso que aponta uma previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Segundo dados do ONS, até o final deste ano o nível das barragens de Três Marias e Itaparica também será afetado, mas a Barragem de Sobradinho deverá atingir apenas 0,3% de sua capacidade – o menor nível das três.

Fonte: Blog Carlos Britto

INSPIRAÇÃO

Bate papo informal

-Oh poeta, gostei do teu versinho
onde explicas da métrica o rumo norte,
vou seguir e se um dia tiver sorte
um soneto farei todo certinho;

-Minha amiga,mostrei qual o caminho
você conta somente sílaba forte,
pode ter até onze,não se importe,
pois a última é morta, meu benzinho!

Só não pode ter doze, aí não dá,
vai a boa leitura atrapalhar,
o compasso também é importante...

-Tudo bem,entendi,muito obrigado,
se meu verso sair do teu agrado
eu dedico a você no mesmo instante.
RIOMAR MELO

quarta-feira, 29 de junho de 2016

MENSAGEM

Jean Fourastié

O limite ideal para o qual se encaminha a nova organização do trabalho é aquele em que este se limitaria a esta única força de ação: a iniciativa.

Colaboração: Itazir de Freitas

VENTO GERANDO ENERGIA


Resultado de imagem para energia eólica

Energia eólica já abastece mais de 30% do Nordeste

Parques instalados na região de Amontada, na costa oeste do Ceará, estão entre os mais eficientes do planeta
O vento forte que não para de soprar fez da pequena Icaraí de Amontada, na costa oeste do Ceará, uma ilha de usinas eólicas.
Elas geram energia elétrica usando a força dos ventos. Ali, para qualquer lado que se olhe, modernas e gigantescas torres de quase 150 metros de altura - do tamanho de um prédio de 42 andares - destoam do cenário rústico da antiga vila de pescadores, com suas dunas, praias e lagoas.
Reduto de atletas estrangeiros praticantes de kitesurf e windsurf, a comunidade, de 2,4 mil habitantes, entrou para a lista dos melhores ventos do Brasil e ajudou a elevar a participação da energia eólica para mais de 30% do consumo do Nordeste.
Os parques instalados na região de Amontada estão entre os mais eficientes do planeta.
Enquanto no mundo, as usinas eólicas produzem, em média, 25% da capacidade anual, no Complexo de Icaraí esse porcentual é mais que o dobro. As 31 torres que compõem o parque produzem 56% da capacidade anual.
Para ter ideia do que isso significa, nos Estados Unidos, esse indicador é de 32,1%. Na Alemanha, uma das maiores potências eólicas do mundo, de 18,5%. "O vento no Nordeste é muito diferenciado", afirma Luciano Freire, diretor de engenharia da Queiroz Galvão Energia, dona do complexo eólico de Icaraí.
É por causa da qualidade desse vento - forte e constante - que o Nordeste despontou como uma das maiores fronteiras eólica do mundo. Hoje, os parques em operação na região são responsáveis pelo abastecimento de boa parte da população local de 56 milhões de pessoas.
Fonte: Diário do Comércio
Colaboração: Eunice Costa

MINUTO ROTARY



GRUPOS DO ROTARY

Dentre os diversos programas do Rotary existe um que visa agrupar companheiros
com interesses profissionais e recreativos em comum. Companheiros que não só 
comparecem às reuniões, estão em dia com a tesouraria mas sobretudo participam
das ações do clube, dedicados a diversas atividades humanitárias.
São os chamados "GRUPOS DO ROTARY" integrados por rotarianos de países
diversos, fomentando companheirismo, amizade e também aberto aos cônjuges de
rotarianos e rotaractianos. 
Por ser um programa internacional, presta serviços à comunidade mundial através
de profissionais da mesma área com programas recreativos semelhantes.

                                                     RC-Juazeiro

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para O BEBADO E A FREIRA

O Bêbado e a Freira

Um bêbado está cambaleando pela rua e dá de cara com uma freira. Tentando conscientizá-lo, ela diz:
— O senhor sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de álcool?
— Isso é culpa desses crente!
— Como dos crentes? – pergunta a freira, indignada – Se crentes não bebem álcool!
— Pois é… (hic) Se eles bebesse um pouco nóis tava era em primeiro!

EMENDA À CONSTITUIÇÃO APROVADA NO SENADO

Resultado de imagem para senado federal
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada no Senado permite que estados e municípios usem o dinheiro de depósitos judiciais para quitar as dívidas
dívida dos Estados vem sendo usada como instrumento de pressão pelos governadores. No início de junho a artimanha convenceu o Senado a aprovar a chamada PEC dos precatórios, proposta polêmica que, segundo analistas, faz uma tremenda confusão entre o que é público e aquilo que é privado.
A PEC 159/2015 flexibiliza as condições para que os entes públicos paguem precatórios que se acumulam por décadas e hoje somam mais de R$ 100 bilhões.
Neste bolo estão dívidas relativas a indenizações, pensões, correções salariais de servidores, ressarcimento por tributos cobrados indevidamente, entre outros.  
O ponto mais controverso da proposta aprovada no Senado é a possibilidade de Estados e municípios usarem depósitos judiciais para pagarem os precatórios. Esses depósitos são feitos por empresas ou pessoas físicas como garantia quando entram em uma disputa judicial.
Por exemplo, uma empresa sofre uma autuação que considera indevida e, para se defender na Justiça, tem de garantir que terá condições de pagar a multa caso perca a ação.
A empresa pode usar bens como garantia, mas o Código de Processo Civil dá preferência a depósitos em dinheiro.   
Segundo Nelson Lacerda, advogado tributarista, esse dinheiro depositado pertence ao privado, não é do judiciário nem do poder púbico. Mas é justamente nesse recurso que Estados e municípios poderão colocar as mãos segundo o texto da PEC. “Isso é um confisco, é apropriação indébita”, diz Lacerda.
Fonte: Diário do Comércio

INSPIRAÇÃO

As Pombas(Raimundo Correia)

Vai-se a primeira pomba despertada…
Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada.
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada.
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem… Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais.

terça-feira, 28 de junho de 2016

MENSAGEM

 John Quincy Adams

Paciência e perseverança tem
 o efeito mágico de fazer 
as dificuldades desaparecerem 
e os obstáculos sumirem.

Colaboração: Itazir de Freitas

HOMILIA DO PAPA

Resultado de imagem para papa francisco

"A vocação de guardião não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no livro de Gênesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiães dos pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiães dos dons de Deus!
E quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da história, existem «Herodes» que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher.
Queria pedir, por favor, a todos que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos «guardiães» da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiães do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas, para «guardar», devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura.
A propósito, deixai-me acrescentar mais uma observação: cuidar, guardar requer bondade, requer ser praticado com ternura. Nos Evangelhos, São José aparece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor. Não devemos ter medo da bondade, da ternura!"

-- 
Colaboração: Carmen Costa

  

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES

Resultado de imagem para SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES

Metade dos brasileiros com diabetes não sabe que tem doença

Agência Brasil
No Dia Nacional de Combate ao Diabetes, especialistas alertam que metade dos cerca de 14 milhões de brasileiros que têm o diabetes não sabe que tem a doença.
Segundo o endocrinologista João Salles, da Sociedade Brasileira de Diabetes, uma das dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo dois de diabetes. No estágio avançado, podem aparecer sinais como boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente.
"Pessoas com mais de 40 anos, obesas, principalmente com a circunferência abdominal elevada, pessoas com pressão alta, altas taxas de triglicérides e com o HDL, o colesterol bom, baixo, devem ficar mais atentas pois estes são fatores de risco do diabetes tipo dois", alertou Salles.
Cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores são outras consequências.
Consumo de doce
O especialista ressalta que, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas comer doce que propicia o desenvolvimento da enfermidade. "Existe uma lenda de que o consumo de doce leva ao diabetes, quando na verdade a doença está ligada à obesidade. Se come doce ou pastel e engorda, o risco é igual", frisou.
Abandono do tratamento
Pesquisas internacionais apontam que a cada seis segundos uma pessoa morre no mundo por causa do diabetes.  A cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros por causa do diabetes, e que a doença é a maior causa de cegueira. Essas consequências também estão relacionadas à baixa adesão ao tratamento. De acordo com Salles, depois de um ano do diagnóstico, 60% dos pacientes abandonam o tratamento. "Se ele fizer o tratamento adequado, vai ter qualidade de vida normal".
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença crônica resulta na não produção do hormônio que controla a glicose no sangue, chamado insulina, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Se esse quadro permanece por longos períodos, pode have danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Existem dois tipos de diabetes. A do tipo um, que é uma doença autoimune, não tem ligação genética forte, tem início abrupto e geralmente se manifesta na infância ou adolescência. Já a do tipo dois, que acomete cerca de 90% das pessoas que tem diabetes, tem fatores genéticos, está muito ligada a obesidade, tem início sem sintomas e pode ser evitada com estilo de vida saudável.
"É importante que o paciente com diabetes entenda que ele precisa participar do tratamento, discutir o tratamento com o médico, saber quanto tá a glicemia dele. Tudo isso é importante pra o controle da doença", enfatizou o endocrinologista.
A Tarde
Colaboração: Eunice Costa

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para loira no parquinho

O SEQUESTRO

A loira não conseguia passar no teste para nenhum emprego. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinheiro: – Vou sequestrar uma criança! – pensou! Com o dinheiro do resgate eu resolvo a minha vida… Ela encaminhou-se para um playground, num bairro de luxo, viu um menino muito bem vestido, puxou-o para trás da moita e foi logo escrevendo o bilhete: ‘Querida mãe isto é um sequestro. Estou com seu filho. Favor deixar o resgate de R$10.000,00, amanhã, ao meio-dia, atrás da árvore do parquinho. Ass: Loira sequestradora ‘ Então ela pegou o bilhete, dobrou- o e colocou no bolso da jaqueta do menino, dizendo: – Agora vai lá e entrega esse bilhete para a sua mãe. No dia seguinte, a loira vai até o local combinado. Encontra uma bolsa. Ela abre, encontra R$10.000,00 em dinheiro e um bilhete junto,dizendo: ‘Está aí o resgate que você pediu. Só não me conformo como uma loira pôde fazer isso com outra…

PESQUISA


Resultado de imagem para TIPOS DE AÇUCAR

Dieta rica em açúcar aumenta o colesterol ruim e prejudica o bom


 Organização Mundial de Saúde já avisou que o brasileiro está comendo mais açúcar do que deveria. Será que trocar o tipo ajuda?
Bem Estar desta quarta (22) explica se quem tem diabetes pode comer o açúcar light. E tem ainda a diabetes gestacional. Você sabia que bebês que nascem muito grandes podem ter excesso de açúcar no sangue?
A nutricionista Rosana Raele e o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil explicam também a relação entre o açúcar e o colesterol.
Dr. Kalil diz que a sobrecarga de açúcar estimula a liberação de insulina, que é o hormônio que armazena o alimento e, assim, a gordura é armazenada, aumentando o colesterol. O açúcar é um componente que age de forma indireta.
Dra. Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.
Fonte:G1.com/Bem  Estar

INSPIRAÇÃO

O Cão Sem Plumas
(João Cabral de Melo Neto)

A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.
O rio ora lembrava
a língua mansa de um cão
ora o ventre triste de um cão,
ora o outro rio
de aquoso pano sujo
dos olhos de um cão.
Aquele rio
era como um cão sem plumas.
Nada sabia da chuva azul,
da fonte cor-de-rosa,
da água do copo de água,
da água de cântaro,
dos peixes de água,
da brisa na água.
Sabia dos caranguejos
de lodo e ferrugem.
Sabia da lama
como de uma mucosa.
Devia saber dos povos.
Sabia seguramente
da mulher febril que habita as ostras.
Aquele rio
jamais se abre aos peixes,
ao brilho,
à inquietação de faca
que há nos peixes.
Jamais se abre em peixes.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

MENSAGEM

A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.
Madre Teresa de Calcutá

HOMENS E MULHERES NO SHOPPING

Resultado de imagem para HOMENS E MULHERES NO SHOPPING

Homens vão mais vezes ao shopping, mas mulheres passam mais tempo lá

Os homens vão mais vezes ao shopping do que as mulheres, de acordo com uma pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) em parceria com a empresa de pesquisa alemã Gfk. Em média, os homens vão ao shopping oito vezes por mês, enquanto as mulheres vão sete.
Embora a frequência de visitas seja maior entre os homens, as mulheres são maioria nos shoppings. Elas representam 59% dos frequentadores. Elas também passam mais tempo nos centros de compras: em média 80 minutos, contra os 71 minutos registrados pelos homens.
Fonte: uol.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas