Alimentação Saudável X Vida Moderna: Como equilibrar essa disputa?
Atualmente, a alimentação saudável tem sido fator preocupante para as pessoas, dado que a taxa de obesidade aumenta a cada ano e as doenças não transmissíveis são cada dia mais comuns. Obviamente, os tempos são outros e hoje existem preocupações e pendências diferentes de antigamente e, talvez, isso causa um impacto ainda maior na sociedade.
Durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde as autoridades na área ficaram alarmadas com o crescimento dos percentuais em que se indica a mortalidade, a morbidade e a incapacidade atribuídas as principais doenças não transmissíveis, representam atualmente em torno de 60% de todas as disfunções no mundo. A causa deve-se à evolução, as tendências demográficas e os modos de vida, em particular os relacionados com a alimentação pouco saudável e a falta de atividade física. Foi observado também que 66% das disfunções atribuídas às doenças não transmissíveis se registram em países em desenvolvimento, onde as pessoas afetadas são mais jovens que em países desenvolvidos.
Quando se lê sobre alimentação saudável, não é apenas sobre controlar o peso ou assumir um padrão de beleza, mas também sobre como manter a saúde e ter saúde extra. Prevenir os males que já são chamados de “os males do século”. Contribuir para que os índices de colesterol, acidentes cardiovasculares, diabetes e obesidade diminuam progressivamente.
Aliar alimentação saudável ao estilo de vida atual é uma questão de escolha. Uma escolha que pode facilitar e render benefícios a quem estiver disposto a fazê-la.
Em um estudo realizado na UERJ, intitulado como “Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira”, os pesquisadores, com o objetivo de prevenir a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, osteoporose e com intuito de manter o peso ideal, criaram passos para uma alimentação adequada:
- Consuma alimentos variados e evite pular refeições. Pular refeições não emagrece e prejudica a saúde;
- Mantenha um peso saudável e evite o aumento da cintura;
- Faça atividade física todos os dias. Inclua na sua rotina andar a pé, subir escada, jogar bola, dançar, passear e outras atividades;
- Coma arroz e feijão todos os dias acompanhado de legumes e vegetais folhosos;
- Coma 4 a 5 porções de frutas, todos os dias, na forma natural;
- Reduza o açúcar e evite tomar refrigerantes;
- Para lanches, coma frutas ao invés de biscoitos, bolos e salgadinhos.
Encontrar o equilíbrio para lidar com a rotina e a alimentação é, automaticamente, encontrar o equilíbrio para o bem-estar do seu organismo. Investir em sua saúde é a melhor arma que se pode ter contra os tais “males do século”.
Colaboração: Carmen Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário