A usina será a primeira na América Latina e terá capacidade para gerar 1 megawatt de energia por meio da transformação térmica dos raios solares. O empreendimento, ligado à geração de energia limpa, pretende gerar e realizar pesquisas em energia heliotérmica.
Na ocasião, também foi pautada a obtenção da licença ambiental do projeto. A plataforma experimental será implantada no Projeto de Irrigação Pontal Sul, terreno cedido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A obra terá um custo estimado em R$ 27,5 milhões e contará com tecnologia de cilindros parabólicos que produzem energia elétrica a partir da conversão da energia solar em calor com alta temperatura, utilizando diferentes arranjos de espelhos que concentram a irradiação solar direta.
Esse é o segundo projeto de energia limpa elaborado para Petrolina. No final de 2012 a prefeitura entregou a licença prévia de instalação da usina de energia solar para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que gerará 3 megawatts e realizará pesquisas na área. A cidade foi escolhida para essas modalidades de energia devido à grande incidência de radiação solar, a baixa precipitação e a posição estratégica que favorece a infraestrutura científica e tecnológicas das usinas. As informações são da assessoria da prefeitura.
Fonte: Blog Carlos Britto
Sou juazeirense e sinto-me dividido diante de mais uma notícia sobre os avanços tecnológicos de nossa cidade irmã. Uma metade alegra-se. A outra fica profundamente entristecida pelo atrazo e inércia de minha querida Juazeiro.
ResponderExcluirFalta-nos força política e cidadania.