segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

SAÚDE É TUDO

Resultado de imagem para MICROORGANISMO DO CORPO HUMANO

Você nunca está sozinho. Onde quer que você vá, está cercado por uma aura de microrganismos. Eles vão para debaixo do seu cabelo quando você coça a cabeça, voam para fora sua mão quando você acena para um amigo e vazam para fora da sua boca quando você fala. É inevitável.Mesmo quando você fica sem fazer nada, você está sentado em sua própria bolha microbiana pessoal.
Composta de milhões, bilhões, trilhões de bactérias, leveduras, células e pedaços de células, esta bolha pessoal é como uma nuvem de microrganismos exclusiva – a composição de cada pessoa é única.
Inclusive, estudar essas nuvens pode ser útil para ajudar os médicos a rastrearem surtos de doenças, por exemplo. Ou policiais forenses a rastrearem criminosos. O negócio é realmente abrangente e complexo.
Enquanto você já deve ter ouvido falar do microbioma intestinal, a coleção de microrganismos que vivem dentro de você para ajudar o seu organismo a decompor alimentos, combater doenças e controlar a sua fome, agora os pesquisadores estão descobrindo que seu corpo externo tem seu próprio microbioma, também.
Seu corpo é coberto por pele, e a pele é como uma vasta savana povoada com milhões de bichos exóticos. Eles se alimentam dos óleos de sua pele, células mortas, pedaços de matéria orgânica e de outros micróbios.
Sua nuvem microbiótica é o que acontece quando seu corpo libera estes microrganismos. Se você coçar a cabeça, por exemplo, milhares de células da pele e fragmentos de células, bactérias e fungos vão se descolar e ficar “voando” em volta de você.
E também, todos os gases que fluem do seu corpo.
Deu nojinho?
Nem pense nisso. Até porque, se a gente resolvesse limpar todos os micróbios do nosso corpo, não sobraria muito de nós para contar qual é a sensação.
Por essa simples razão, todos os cuidados com a higiene são indispensáveis para manter o nível normal de microrganismos dentro e fora de nós. Eles ajudam a manter nossa saúde, mas o excesso deles pode nos causar doenças e até matar.


Fonte: Wired (Internet)

 
Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas