segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SAÚDE É TUDO


 
Remendando o coração 

Hoje, um ataque cardíaco não é mais sinônimo de morte instantânea. Enquanto muitas vítimas sobrevivem e se recuperam do evento, seus corações podem acabar cheio de cicatrizes.
Estas cicatrizes não são superficiais, como as da pele. Elas podem fazer o órgão bombear de forma menos eficaz e, eventualmente, falhar. Como não existem muitos estudos sobre esse dano duradouro, que pode levar à incapacidade e à morte, uma equipe da Universidade de Stanford, nos EUA, decidiu voltar sua atenção a esse problema.
Os pesquisadores desenvolveram um “remendo” para permitir que o músculo cardíaco se regenere, prevenindo o desenvolvimento de tecido cicatricial.
Usando um adesivo de colágeno infundido com uma proteína específica, os pesquisadores foram capazes de “costurar” os corações de ratos e porcos que tinham sofrido um ataque cardíaco.
Isso estimulou o crescimento de células saudáveis e vasos sanguíneos, ajudando a fornecer oxigênio e nutrientes ao novo tecido. Em última análise, o “curativo” reduziu a quantidade de formação de cicatrizes.
“Esta descoberta abre a porta a um tratamento completamente revolucionário”, afirma Pilar Ruiz-Lozano.
Em seguida, os pesquisadores criaram um remendo usando um pedaço de colágeno infundido com FSTL1. Esse remendo deu a flexibilidade de um coração fetal ao tecido sendo regenerado, juntamente com a capacidade de liberar lentamente a proteína diretamente ao músculo cardíaco ao longo do tempo.
O organismo não rejeita o curativo, o que elimina a necessidade de dar medicamentos imunossupressores aos pacientes. Com o passar do tempo, o remendo é incorporado pelo corpo.
Até agora, os pesquisadores tiveram sucesso em usar esse curativo apenas em ratos e porcos. Eles descobriram que a função cardíaca dos animais foi restaurada para níveis normais de quatro a oito semanas após a implantação.
Os cientistas esperam iniciar ensaios clínicos em humanos em 2017. 


Fonte: IFLScience (Internet)

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas