A prevalência de pedras nos rins está em torno de 10% em países desenvolvidos e afeta geralmente pessoas de meia idade. As taxas de incidência tem aumentado em muitos países nos últimos anos, parcialmente devido às melhoras no diagnósticos radiológico, mas também devido as altas taxas de obesidade e possivelmente mudanças na dieta e no consumo de fluidos. A identificação de medidas preventivas de estilo de vida, informadas pelos estudos epidemiológicos, tem um papel crucial na redução da prevalência de pedras nos rins.
Segundo as pesquisas, de maneira geral, pessoas que não comem carne vermelha e aqueles que a consomem menos do que 50g/dia tem uma redução entre 30-50% no risco de pedra no rim comparados aqueles que consomem cerca de 100g/dia ou mais de carne e produtos com carne. Tem sido proposto que o metabolismo de uma dieta rica em proteína pode resultar em um aumento no risco de pedra no rim através da produção de uma carga ácida que aumenta os níveis de cálcio e oxalato urinários e diminui os níveis de citrato (um inibidor de formação de pedras à base de cálcio).
Dados de estudos sugerem que dietas ricas em frutas e fibras podem ser protetoras contra o risco de pedras nos rins. Dados publicados ligando o consumo de fibra e o risco de pedra no rim ainda são conflitantes. Frutas cítricas tem sido sugeridas como protetoras através do aumento da excreção urinária de citrato e na queda da saturação de oxalato de cálcio e urato. A hipomagnesiúria (baixa concentração sanguínea de magnésio) tem demonstrado reduzir a nucleação e as taxas de crescimento de cristais de oxalato de cálcio principalmente devido à formação de complexos solúveis com oxalato. Além disso, o magnésio é sugerido por reduzir a absorção de oxalato através da ligação do oxalato exógeno no intestino.
Referências
TUNRNEY, B.W. et al. Diet and risk of kidney stones in the Oxford cohort of the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC), Eur J Epidemiol, 2014.
Por Joyce Rouvier
Estadão/A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário