terça-feira, 1 de abril de 2014

CARTÃO DE CRÉDITO



Cariocas recebem boletos de cartão de crédito fraudados


 Moradores do Humaitá, na Zona Sul do Rio, denunciam uma fraude em faturas de cartão de crédito de diferentes bancos. A falsificação é tão boa que passa despercebida. Nos últimos dois meses, o engenheiro Roberto Lozinsky recebeu o boleto do cartão de crédito do Banco do Brasil com código de barras alterado. O envelope não estava violado e as compras feitas e o valor da fatura estavam corretos. No entanto, o código de barras foi modificado e ao lado havia um símbolo bem pequeno do banco Itaú. Ele não percebeu a fraude, pagou a fatura e só ficou sabendo do problema quando recebeu a ligação da gerente de sua agência cobrando o pagamento da conta: “Quando eu peguei o original, pago em dezembro, você vê que é um papel mais grosso. Agora, quando você pega a nova, você vê que é um papel de uma gramatura de papel A4 comum, que a gente usa no computador, muito bem feita, porque atrás é tudo a cores. Você já paga as suas contas no automático, mas olhando, lá em cima tá BB e aqui embaixo, junto do número, bem pequenininho o número do banco, que não é o do Banco do Brasil”.

> O administrador Leonardo Queto, também morador do Humaitá, recebeu a fatura do cartão de crédito do Banco Itaú após a data do vencimento. Ao tentar pagar a conta, a caixa do banco percebeu a fraude. Ele registrou o caso na delegacia de Botafogo como tentativa de estelionato. Na portaria do prédio onde mora o administrador, o porteiro informou que a correspondência naquele dia não tinha sido entregue por um funcionário dos Correios uniformizado: “Eu voltei pra casa e perguntei pro porteiro quem havia entregado. Ele me informou que não foi Correio”.

> A mãe de Leonardo, Lúcia Queto também recebeu o boleto fraudado. A fatura do Itaú chegou atrasada com código de barras alterado e símbolo pequeno do Citinbank. Ela só não pagou a conta porque já sabia da fraude através de seu filho. Ela conta que se sentiu vulnerável com a falsificação: “Alguém viu o nome e a correspondência, alguém teve acesso às minhas informações, despesas de banco, viu o volume de crédito que eu tenho. São informações que podem te deixar vulnerável para outro tipo de ação criminosa. Eu não sei em que trajeto, da emissão pelo banco até a chegada à minha casa, esse ciclo foi rompido e chegou na mão de criminosos. Se eu não observo, alguém ia ser beneficiado desse crédito. O valor era alto, mais de R$ 4 mil, que alguém ia receber”.

> O Banco do Brasil disse que não irá comentar a fraude. O Itaú informou que os clientes podem acompanhar os lançamentos da fatura do cartão pela internet e que devem ficar atentos aos documentos que recebem em casa, especialmente quanto ao layout da fatura. Além disso, o banco alertou que os clientes jamais devem pagar qualquer documento do Itaú que tenha o logotipo de outra instituição. A Polícia Civil disse apenas que a investigação do caso registrado na delegacia de Botafogo ficou a cargo da delegacia da Mem de Sá, responsável pela área onde fica a agência da vítima da fraude. A Federação Brasileira de Bancos disse desconhecer a fraude de boleto e recomendou que a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços fosse procurada. A Abecs ainda não se pronunciou.

Colaboração: Maria Aparecida de Lira  Teixeira



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