Atenção na hora de descartar seus medicamentos
Ainda há pouca informação difundida sobre o descarte adequado
Além de materiais como óleo de cozinha ou pilhas, outro item merece atenção especial dos consumidores na hora de ser descartado: o medicamento. O problema é que muita gente não sabe como proceder quando um remédio perde a validade ou não pode mais ser utilizado por outros motivos. O mais comum é jogá-lo diretamente no lixo ou no sistema de esgoto, práticas que oferecem perigo a outras pessoas e ao meio ambiente.
Ainda há pouca informação difundida sobre o descarte adequado de remédios. Se forem jogados no lixo sem qualquer precaução, outras pessoas podem fazer uso, o que é especialmente perigoso no caso dos medicamentos controlados. Além disso, o lençol freático fica contaminado. Quem prefere dissolver os remédios e jogá-los na pia vai contaminar a água de consumo, pois o sistema de tratamento de esgoto não é capaz de eliminar todas as substâncias químicas presentes.
Os poluentes mais perigosos são os medicamentos que contêm antibióticos (geram bactérias super-resistentes) e hormônios (podem causar diversas alterações endócrinas em animais e seres humanos), pois as substâncias entram na cadeia alimentar, e as consequências são imprevisíveis.
Descarte
No Brasil não há uma lei ou regulamento que administre o descarte de medicamentos. Tampouco há postos especializados nesse tipo de coleta. Por conta disso, a grande maioria dos remédios é jogada fora em lixos comuns e em redes de esgoto.
Aqui em Recife, entretanto, existe um local onde remédios vencidos podem ser descartados: a Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade, da UFPE (ver anexo). Lá, eles darão o destino certo aos seus medicamentos.
O meio ambiente e sua saúde agradecem!
Atenciosamente,
Denilde Pinheiro Correia
Secretaria
SBML
55-74-36122340
denildep@chesf.gov.br
"DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI " SEJA A INSPIRAÇÃO FRANCISCO JOSÉ PALMEIRA CELESTINO Presidente 2018/2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mensagem
- Kant "Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha." Colaboração: Itazir de Freitas
-
Doença da urina preta é causada por intoxicação com peixe, aponta estudo Fernando Cymbaluk Do UOL, em São Paulo Getty Images/iStoc...
-
FALANDO COM DEUS Um homem sussurrou: "Deus Fale comigo". E um rouxinol começou a cantar, Mas o homem não ouviu. ...
-
São Pedro foi o primeiro Papa da história. Conhecido por muitos como o Apóstolo para quem Jesus deu as Chaves do Céu. Ma...
Um assunto tão sério e pouco abordado no nosso cotidiano. Parabenizo a companheira DENA pela colaboração, enviando para o nosso blog um tema tão importante e que precisa ser tratado com muita seriedade pela sociedade e também pelo poder público.
ResponderExcluirUm abraço.
Umberto Alves.