50 mil morrem todo ano no país devido insuficiência cardíaca
Segundo o médico cardiologista e professor da UFS, Antônio Carlos Sousa, a insuficiência cardíaca pode ser descrita com uma ação: o coração está falhando.
Estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostra que 50 mil pessoas morrem todo ano no Brasil por complicações cardíacas. A estimativa é que 100 mil novos casos são diagnosticados a cada ano no país. E, apesar de ser bastante recorrente, 62% da população brasileira desconhece uma condição crônica da doença: a insuficiência cardíaca. É o que aponta pesquisa inédita da Ipsos, encomendada pela Novartis.
De acordo com o médico cardiologista e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Carlos Sousa, a insuficiência cardíaca pode ser descrita com uma ação: o coração está falhando. Por isso, a insuficiência é uma condição normalmente crônica, progressiva e irreversível. Ela surge quando o músculo do coração enfraquecido não é capaz de bombear todo o sangue suficiente.
“A insuficiência cardíaca é a via final de uma cardiopatia, qualquer que ela seja: um infarto mal tratado, uma hipertensão que não foi tratada, um problema na válvula do coração que não teve o tratamento adequado etc. Tudo isso resulta em uma falência do coração e, em consequência, em uma insuficiência cardíaca. Ela pode ser consequência ainda de uma doença de chagas, por exemplo, uma miocardiopatia alcoólica ou uma miocardiopatia pelo efeito de quimioterápicos em pessoas que estão se tratando de câncer”, explicou
----
Fonte:http://www.jornaldacidade.net/saude/2018/10/304168/50-mil-morrem-todo-ano-no-pais-devido-insuficiencia-cardiaca.html
Colaboração: Eunice Costa
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário