domingo, 9 de setembro de 2018

Tragédia deve servir para fortalecer museus, afirma especialista





Museu Nacional do Rio de Janeiro continua interditado pela Defesa Civil após ter sido destruído por um incêndio na noite do último domingo.

Países devem debater auxílio em reunião de comitê do Mercosul

Publicado em08/09/2018 - 15:43
PorMarieta Cazarré – Repórter da Agência BrasilMontevidéu
Coordenador do Sistema Nacional de Museus do Uruguai, o especialista Javier Royer espera que o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, ocorrido no último domingo (2), sirva para fortalecer a importância do papel dessas instituições.
"Espero que a tragédia se transforme em algo permanente e que fortaleça os museus e sua dimensão social, o seu papel na sociedade, a sua pertinência social. O museu não é só para contar o passado; nos dá elementos para interpretar o que está acontecendo agora e para sabermos onde queremos ir", afirmou o especialista em entrevista àAgência Brasil.
Javier classificou o incêndio no Museu do Rio como uma perda mundial irreparável. "Uma desgraça e um evento terrível para o campo museológico do Brasil, particularmente dadas as características que tinha o museu."

Reunião Mercosul

Ele adiantou que, na próxima semana, haverá uma reunião do comitê técnico de museus do Mercosul em que participarão quase todos os países da América do Sul. Na ocasião, serão discutidas formas de as nações colaborarem com a reconstrução do museu brasileiro.
"Estamos abertos a colaborar com o que for possível. Na medida em que possam entrar [nos escombros] e avaliar qual é a situação, sobretudo em relação às coleções e o que conseguiram recuperar, é que se definirá como vão reconstruir o museu, como será esse novo projeto", afirma.
----
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-09/tragedia-deve-servir-para-fortalecer-museus-afirma-especialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas