Baixo desempenho do Ensino Básico fragiliza oportunidades de trabalho para jovens
Cerca de 70% dos alunos que finalizaram o Ensino Médio no Brasil tiveram resultados insuficientes para português e matemática
Os resultados apresentados pela avaliação do Ministério da Educação com relação à Educação Básica deram base a argumentação da Confederação Nacional da Indústria, a CNI, que reivindica uma melhora formação dos estudantes. A CNI defende que um direcionamento com relação a educação profissional pode formar profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.
Segundo os Dados do Sistema Nacional de Avaliação Básica, Saeb, cerca de 70% dos alunos que finalizaram o Ensino Médio no Brasil tiveram resultados insuficientes para português e matemática. Ainda de acordo com o resultado divulgado, somente quatro por cento dos alunos teve um resultado adequado.
Como possível consequência, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 ficou em 26,6% em todo o Brasil no segundo semestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), feita pelo IBGE.
Para o gerente-executivo de Estudos e Prospectiva da CNI, Márcio Guerra, um dos maiores problemas da Educação Básica é a falta de associação da teoria à prática. Guerra explica que os jovens têm dificuldade em aplicar o conhecimento adquirido e que a aprovação da Nova Base Comum Curricular, BNCC, em 2017, é um importante passo para uma melhor preparação para o mundo do trabalho.
“Com essa nova forma de organização curricular, nós temos uma grande chance de melhorar essa conexão com o mercado de trabalho, ou seja, é uma educação mais leve, ágil e direta e que leva a situações que o jovem consiga fazer a transposição do conhecimento do que acontece na sala de aula com o que acontece no mercado de trabalho.”
O ministro da Educação, Rossieli Soares, comentou sobre o que deve ser feito para elevar a qualidade do ensino dado aos jovens no país.
------
Fonte: https://www.acordacidade.com.br/noticias/199217/baixo-desempenho-do-ensino-basico-fragiliza-oportunidades-de-trabalho-para-jovens.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário