segunda-feira, 25 de junho de 2018

VARIZES

Campanha alerta sobre métodos irregulares contra varizes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço

Rio - Com o lançamento da Campanha Nacional de Segurança da Escleroterapia, mais conhecido como aplicação de varizes, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) chama atenção para a Lei do Ato Médico, que determina que apenas angiologistas e cirurgiões vasculares podem realizar tal tratamento. Muitas pessoas acreditam que varizes são apenas uma questão estética quando, na verdade, é uma doença crônica que piora progressivamente. Segundo estimativas, 35,5% dos brasileiros sofrem com varizes, uma das doenças crônicas que mais incapacitam trabalhadores no país.
Buscando profissionais não médicos para tratar a doença, o paciente corre risco de sofrer consequências sérias. Os médicos alertam que podem ocorrer complicações, que vão desde a insatisfação estética com o resultado até ameaça à integridade física da pessoa, como trombose, embolia pulmonar, gangrena, infecções e reações alérgicas graves.
"A avaliação e o tratamento só devem ser feitos com esses especialistas. Eles são capacitados para avaliar o sistema circulatório, realizando o tratamento em segurança. Caso não seja tratada as varizes podem causar diversas complicações, como úlceras venosas (feridas) e insuficiência venosa crônica, caracterizada pela incapacidade das veias das pernas bombearem um volume suficiente de sangue de volta ao coração”, alerta Breno Caiafa, presidente da SBACV-RJ.
------

Fonte:  //odia.ig.com.br/vida-saudavel/2018/06/5551280-campanha-alerta-sobre-metodos-irregulares-contra-varizes.html
Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas