Trezena de Santo Antônio abre temporada de festejos juninos
Os primeiros dias de junho chegam com a devoção ao santo casamenteiro; em Salvador, as trezenas acontecem a partir desta sexta (1/6)
Quando assumiu a coordenação da Pastoral de Turismo e a Paróquia do Centro Administrativo da Bahia, Padre Manoel Oliveira Filho,51, também teve o suporte desse santo para unir a comunidade. “Quando cheguei ao CAB, pouca gente frequentava a paróquia mas, em maio, começaram a chegar pessoas solicitando que fosse rezar a trezena nas secretarias. Logo, começamos a participar de inúmeras trezenas, inclusive nos condomínios e prédios, no Alphaville, chegamos a reunir mais de 500 pessoas nunca única missa”, conta.
Para o padre, a popularidade do santo pode ser explicada de diversas formas, sobretudo, pelo fato de que a devoção possui um caráter muito comunitário e transversal. “Santo Antônio continua sendo um grande evangelizador, ele traduz o ágape, o amor que se compartilha por meio das orações, das canções, da festa, do alimento”, completa o sacerdote, ressaltando que esse é santo de maior devoção no estado, só se comparando à Nossa Senhora da Conceição.
----
"Tudo que peço, ele atende. Ele é muito dedicado, recuperando o material e até mesmo trazendo de volta a alegria perdida"
Mabel Velloso - Escritora
"As trezenas de Santo Antônio rezadas no interior tinham música, comida e muita alegria. Depois de ‘adultada’ entendi que eu queria esse Deus que gostava de festa"
Sálua Chequer - Pesquisadora em cultura popular e educadora
Fonte: www.correio24horas.com.br/noticia/nid/trezena-de-santo-antonio-abre-temporada-de-festejos-juninos/
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário