Eles superaram o ponto de não retorno
Publicado em 26/04/2018
Os glaciares respondem muito lentamente às mudanças climáticas. Por isso a sua retirada continuará mesmo que a temperatura média global se estabilize nos níveis atuais.
Pesquisadores da Universidade de Bremen (Alemanha) e de Innsbruck (Áustria) demonstraram com um recente estudo que o derretimento dos grandes glaciares da Terra não será interrompido, no decorrer deste século, mesmo se a partir de agora nossas emissões de gases de efeito estufa sejam reduzidas a zero. Isso é devido à inércia dos fenômenos físicos, da lenta reação dos glaciares às mudanças climáticas, que apenas nos últimos anos começaram a se ressentir pesadamente do aumento da temperatura terrestre nas décadas passadas. A inércia, no entanto, funciona nos dois sentidos: até mesmo se a temperatura do planeta se estabilizasse nos níveis atuais, os glaciares continuariam a derreter durante muito tempo ainda.
No acordo de Paris sobre o clima (a COP-21), assinado em 2015, 195 países membros da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas tinham concordado em lançar iniciativas para limitar o aumento da temperatura média global a valores inferiores a 2 graus centígrados e, se possível, inferiores a 1,5 grau centígrado em relação aos níveis pré-industriais. Em particular, existia a intenção de reduzir de maneira significativa os efeitos deletérios provocados pelas próprias mudanças climáticas.
A perda é inevitável
Mas todas essas boas intenções, mesmo que fossem integralmente colocadas em prática (o que está longe de acontecer) parecem não valer para os glaciares. Com efeito, os pesquisadores afirmam que se a temperatura média devesse subir 2 graus centígrados, ou apenas 1,5 graus centígrados, o impacto sobre a fusão dos gelos dos glaciares seria praticamente idêntico e a perda de massa dos glaciares seria similar e constante durante os próximos 100 anos.
----
Fonte: http://acaopopular.net/jornal/glaciares-derretem-eles-superaram-o-ponto-de-nao-retorno/
Nenhum comentário:
Postar um comentário