Avaliação médica inicial com cardiologista é imprescindível, diz especialista.
Por: Laís de Melo/ Equipe JC
Foto: André Moreira/ Equipe JC
A atleta aracajuana Manuela Quireza conta que sofreu lesão na tíbia quando começou a correr, há cerca de um ano
----
De acordo com a professora de educação física Priscila Oliveira, na maioria das vezes as pessoas procuram a orientação profissional após terem se lesionado. A corrida de rua, segundo ela, é uma prática que tem se tornado comum por se tratar de uma atividade que não precisa de tanto investimento financeiro.
“É só ter um tênis e você pode correr, então isso facilita muito e faz com que as pessoas queiram praticar essa atividade. Só que acontece de essa pessoa iniciar por conta própria, sem orientação, começa a correr todo dia, sozinhos, e acaba se lesionando, porque causa impacto no joelho, tornozelo, no pé, etc”, explica a treinadora.
Ainda segundo Priscila, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física o correto é fazer uma avaliação médica. “Depois que faz a avaliação cardiológica e demais partes físicas, aí sim pode iniciar, porém, com o auxílio de um treinador, pois ele passará um treino ideal de acordo com a condição física e cardiorrespiratória de cada pessoa. Somente assim a pessoa poderá evoluir a quantidade de distância com o tempo e com os treinos corretos e sem se lesionar”, salienta.
Outro fator fundamental para evitar lesões aos corredores de rua é fazer atividade de fortalecimento muscular. Para quem segue todos os passos, o efeito da corrida será totalmente positivo. Os profissionais explicam que a corrida pode trazer benefícios cardiorrespiratórios por se tratar de um exercício aeróbico, com o uso do oxigênio para produzir energia. Além disso, também pode promover alterações no sistema cardiovascular.
“A corrida proporciona vários efeitos positivos. Um deles é melhorar a capacidade respiratória. Ela também reduz o risco de infarto, aumenta a circulação sanguínea e melhora a qualidade do sono. Uma das que eu mais gosto e que também vejo efeito positivo, é que a corrida é um antidepressivo natural. Quando a gente corre, a gente libera várias substâncias químicas, e elas agem no sistema nervoso central, que atuam contra a depressão. Entre as substâncias tem a dopamina, que é a substância que causa o bem-estar e o prazer”, explica a profissional.
Fonte: http://www.jornaldacidade.net/esporte-leitura/114114/correr-melhora-qualidade-de-vida,-mas-exige-cuidados.html#.Wr61Ui7wY
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário