Páginas coloridas com desenhos e frases mostrando como são os cinco sentidos de um garoto com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim é o livro Eu sou o PP, feito pelo artista Pedro Paulo Troncoso Furtado, o “PP”, de 8 anos. A publicação reúne 12 desenhos do menino, escolhidos pela mãe dele, a arquiteta Marcia Troncoso. Ela contou com o auxílio da designer gráfica Maylena Clécia para confeccionar o material em 16 páginas e que passa a ser o primeiro produto da Coleção Artista Coleção Autista. A obra traz um autorretrato do autor na contracapa.
“Como professora de arquitetura, eu vejo que a linguagem artística fala mais do que mil palavras. Procurei focar nos desenhos que tinham relação com os sentidos. A partir das ilustrações, eu perguntava sobre o ponto de vista dele e ele ia se soltando”, conta Marcia.
-----
Desafios enfrentados
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode envolver atrasos e comprometimento do desenvolvimento, tanto de linguagem quanto no comportamento social. Existem diferentes graus dentro do espectro autista, entre eles o da Síndrome de Asperger, que acomete Pedro Paulo. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após 3 anos e as causas ainda não são definidas. O Dia Mundial do Autismo é celebrado em 2 de abril. Durante a data, familiares de autistas e especialistas lembram os desafios enfrentados e que precisam ser superados por quem convive com o transtorno e que precisam ser superados, como a dificuldade do diagnóstico e a garantia de direitos.
Fonte: correirobraziliense.com.br
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário