Mistério no céu: clarão na Bahia pode ser meteoro ou lixo espacial, dizem astrônomos
Fenômeno clareou o céu na noite de terça (20)
O clarão visto por pessoas de várias cidades da Bahia, sobretudo Salvador e Região Metropolitana, na noite desta terça-feira (20), pode ter sido um meteoro que entrou em combustão ao estar em contato com a atmosfera, camada de ar que envolve a Terra. Essa é a causa mais provável para o fenômeno que virou até memes nas redes sociais, segundo a avaliação de astrônomos consultados pelo CORREIO. Contudo, há divergência entre os estudiosos. Outra hipótese é de que se trate de lixo espacial.
No Brasil não há órgão oficial que monitore a vinda de objetos vindos em direção à Terra. Os registros dos fenômenos são feitos por observadores independentes. Um dos principais é a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), organização aberta e colaborativa mantida por pesquisadores em astronomia.
A Bramon, por meio da sua rede, capturou imagens do fenômeno e afirmou que era um “meteoro de alto brilho”, que cruzou o céu da Bahia às 22h27. As câmeras que capturaram as imagens estavam em Camaçari e Conceição do Coité.
“O meteoro visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a 83 km da Praia de Guarajuba e aproximadamente 29 km de altitude”, afirma a Bramon.
------
Doutor em astrofísica pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marildo Geraldête Pereira disse acreditar ser meteoro, mas não descartou outras hipóteses.
Colaboração: Eunice Costa“O fato de não ter tido explosão, até onde eu sei, e a trajetória que ele fez indicam ser um meteoro. Um lixo espacial, geralmente, possui uma trajetória quase que em tangente, caindo diretamente na Terra. Mas por alguns cálculos que fizemos, pode ser também restos de um foguete russo”, declarou Pereira, professor de Física na Universidade Estadual de Feira de Santana, que não chegou a ver o clarão.Fonte: http://www.correio24horas.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário