Foto:Romildo de Jesus
Tribuna da Bahia, Salvador
------
Regras
O economista, educador financeiro e professor de economia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Antônio Carvalho, diz que o empréstimo consignado é uma modalidade atrativa por conta da facilidade de acesso. Geralmente é concedido para aposentados, pensionistas e servidores públicos com juros menores que 2% ao mês, taxa considerada baixa no mercado financeiro. Além disso, há bancos estendendo o parcelamento das prestações em até 96 prestações.
Antônio Carvalho ressalta que, por conta da crise financeira, algumas instituições também estão oferecendo esse tipo de empréstimo para empregados de empresas privadas. Mas, nesses casos, os juros praticados são mais altos, girando em torno de 3% e 4%.
Riscos
Na opinião Carvalho, por ser barato e fácil de conseguir, o grande risco do consignado é o acúmulo de vários empréstimos. “Parece que vicia. As pessoas ficam meio dependentes. Fazem o primeiro empréstimo, e resolvem algumas coisas, mas como ele é aparentemente barato e com prestações menores, começam a fazer isso sem critério”, alertou o especialista.
O professor de economia revela que já encontrou pessoas com até oito empréstimos consignados, com prazos longos para pagamento, entre 60 e 96 meses.O somatório das prestações consumia praticamente toda a renda do indivíduo.
----
Fonte:trbn.com.br
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário