Uso de medicamento é a principal causa de intoxicação na Bahia
Tribuna da Bahia, Salvador
23/12/2017 13:30 | Atualizado há 4 horas e 41 minutos
23/12/2017 13:30 | Atualizado há 4 horas e 41 minutos
Por Jordânia Freitas
Tem gente que sempre carrega consigo um comprimido, seja para dor de cabeça, de garganta ou qualquer outro tipo de incômodo. Mas a automedicação, aliada à ingestão indiscriminada de remédios pode levar a um quadro de intoxicação. Segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o uso de medicamentos é a principal causa de intoxicação na Bahia este ano. Foram registradas 1.305 notificações. As principais vítimas são as mulheres.
Segundo Daniel Rebouças, toxicologista e diretor do Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE), a intoxicação pelo uso de remédios ocupa o primeiro lugar em todo o mundo. “A intoxicação por medicamento, em geral, gira em tono de 40%”, explica.
O DATASUS também apontou outras causas de intoxicação com números expressivos de ocorrências, como por alimento ou bebida (420), raticida (276) e produto de uso domiciliar (240).
O médico explica que os principais remédios causadores de intoxicação são aqueles utilizados para o tratamento de doenças mentais, neurológicas, cardiovasculares e para controle do diabetes. Mas ele alerta que os mais usados em todo o mundo são os analgésicos, que também apresentam riscos, principalmente pela facilidade de acesso à droga--
-------
Fonte:www.trbn.com.br
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário