Você pode achar que aquele colega que sempre chega atrasado ao trabalho seja simplesmente mal-educado. Mas o problema tem mais a ver a com a psicologia do que com modos. Ao menos é o que diz a ciência.
Ninguém gosta de esperar, mas é muito comum que em um grupo de amigos sempre existam dois tipos de pessoas: os que esperam e os que se atrasam.
A falta de pontualidade é muito mal vista na cultura ocidental, especialmente no campo profissional, mas cientistas afirmam que aqueles que chegam tarde de maneira crônica não o fazem de propósito – eles podem, na verdade, ter um problema.
Os atrasados
Em uma entrevista recente à BBC, o psicólogo social e escritor britânico Oliver Burkman afirmou que os que chegam tarde são pessoas controladoras.
“Querem estar no controle da situação, ser o centro das atenções ao chegar”, disse.
Segundo Burkman, “longe de ser um sinal de arrogância e despotismo, leve em consideração que há pessoas acostumadas a ter suas vontades realizadas desde pequenas, devemos ser mais empáticos”.
“Há algo de tocante nessa necessidade de chamar atenção, e de não se sentir bem se não a receber.”
Mas outros estudos científicos citam outros motivos, como a falácia do planejamento.
------
Os pontuais
Para a especialista, quem sempre chega na hora simplesmente tem mais autocontrole e melhor percepção do tempo.
“São mais cautelosos e frequentemente se imaginam nos piores cenários, por isso precisam de tempo suficiente para solucionar os problemas que possam aparecer.”
Essas pessoas também tendem a procrastinar menos. Ou seja: não adiam as coisas.
------
Se chegar tarde o preocupa ou você está cansado de ouvir reclamações no trabalho ou em seu grupo de amigos, aqui estão quatro dicas de Delonzor para tentar ser pontual.
1. Tenha uma estratégia: proponha-se a trabalhar em uma tarefa um pouquinho todos os dias.
2. Calcule o tempo que suas atividades demandam, assim você será mais realista em relação ao tempo que leva para realizá-las.
3. Chegue antes, não na hora: se você planejar chegar exatamente na hora, provavelmente chegará tarde – então, tente chegar com antecedência.
4. Aproveite a espera: não é tão ruim – leve uma revista ou livro e leia algo. Ou simplesmente pense e reflita
Alguns pesquisadores acreditam que chegar cedo ou tarde seja um comportamento psicológico com origem em alguma parte do cérebro, mas, segundo alguns especialistas, é algo que também demonstra traços de personalidade.
Fonte: http://acaopopular.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário