Energia Eólica é aquela que é gerada pela força do vento. Pode ser definida como força capaz de transformar a energia do vento em energia aproveitável. É captada através de estruturas como:
- Aerogeradores: que possibilitam a produção de eletricidade.
- Moinhos de vento: Também pode ser captada por moinhos de vento com o objetivo de produzir energia mecânica que pode ser usada na moagem de grãos e fabricação de farinha.
- Velas: A força do ar em movimento também é útil para impulsionar velas de embarcações.
vantagens da Energia Eólica
A criação de usinas para captação da energia eólica possui determinadas vantagens. O impacto negativo causado pelas grandes turbinas é mínimo quando comparado aos causados pelas grandes indústrias, mineradoras de carvão, hidrelétricas, etc.- Usinas eólicas não promovem queima de combustível, nem geram dejetos que poluem o ar, o solo, ou a água.
- Promovem maior geração de empregos em regiões desfavorecidas.
- É uma fonte de energia válida economicamente pois é mais barata.
- Esta é uma fonte de energia que não polui e é renovável, mas apesar disto causa alguns impactos no ambiente. Isto acontece devido aos parques eólicos estarem em grandes extensões, com imensos aerogeradores instalados. Estas interferências no ambiente são vistas, muitas vezes, como desvantagens da energia eólica. Veja que consequências são acarretadas:
Os parques eólicos utilizam grandes extensões de terra
Impacto visual
Impacto sobre a fauna
Interferem na radiação Eletromagnética
Energia Eólica no Brasil
Energia Eólica já é uma realidade no Brasil. Nosso país já conta com diversos parques e usinas. A tendência é que esta tecnologia de geração de energia cresça cada vez mais. Há presença de diversos parques eólicas espalhados pelo Brasil.---------- Fonte: http://www.fontesdeenergia.com/
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário