segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CLASSE MÉDIA

Resultado de imagem para diario de pernambuco

Estudo sugere que classe média terá expansão recorde frente a estagnação brasileira

Em documento atualiza projeções de 2010, o economista paquistanês Homi Kharas aponta expansão muito concentrada na Ásia e estagnação em países desenvolvidos e economias emergentes.

Publicado em: 12/11/2017 10:32 Atualizado em:

A classe média no mundo não para de crescer, impulsionada pelo ritmo forte de economias asiáticas em desenvolvimento. Em destaque pelo crescimento veloz, dinamismo econômico e mercados abertos, China e Índia concentram os maiores avanços da classe média global, hoje formada por pouco mais de 3 bilhões de pessoas (ou 40% da população mundial). Até 2024, esse contingente chegará a 4 bilhões - e 70% desse crescimento estará concentrado nesses dois países.

As projeções do economista paquistanês Homi Kharas sugerem que antes, em 2020, a maior parte da população global será de classe média. Em cinco anos, o estrato ganhará 170 milhões de pessoas por ano, quando deve alcançar seu pico. Hoje, este número gira em torno de 140 milhões por ano. Os dados constam do estudo A Excepcional Expansão da Classe Média Global - Uma Atualização (em tradução livre), publicado este ano por Kharas, pesquisador da Brookings Institution.

No documento, que atualiza projeções de 2010, Kharas aponta para uma bifurcação do fenômeno da classe média global: expansão muito concentrada na Ásia e estagnação em países desenvolvidos e em certas economias emergentes, como a brasileira. Ambos os cenários trazem fortes implicações aos governos, que, por um lado, enfrentam uma massa crescente e, por outro, cidadãos insatisfeitos.
-------

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas