terça-feira, 24 de outubro de 2017

FEBRE AMARELA

Ministério da Saúde discute recomendar vacina de febre amarela para todo o Brasil

Marcelo Burattini: a favor da vacinação de rotina em todo o país

Marcelo Burattini: a favor da vacinação de rotina em todo o paísReprodução

Ganha força dentro do Ministério da Saúde 
a ideia, defendida já há alguns anos por um grupo de pesquisadores, de expandir a vacinação de rotina contra a febre amarela para todo o Brasil. 
De acordo com o médico infectologista Marcelo Burattini, integrante do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI), grupo que assessora o ministério na identificação de prioridades, o alerta dado na cidade São Paulo após a morte de macacos na região da Serra da Cantareirase soma a outros achados epidemiológicos recentes que reforçam a ideia de recomendar a vacina para todas as unidades da federação.
A própria coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, já defende abertamente essa expansão da imunização. O comitê técnico deve tratar do assunto nas reuniões agendadas para esta semana em Brasília --nesta terça-feira (24) e nesta quarta-feira (25).
"Seguramente a vacina da febre amarela será discutida (no comitê) em função da ocorrência em São Paulo", diz Burattini. "A extensão da vacina na rotina para todo o território nacional é a melhor medida, a médio e longo prazo, para proteger a população", afirma.
Doença mais perto do litoral
Segundo o infectologista, houve nos últimos anos uma "mudança de comportamento da doença", que se aproximou de áreas mais próximas à costa brasileira, onde vive a maior parte da população do país. 
Fonte:noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas