Diagnóstico rápido e início célere do tratamento reduzem significativamente chances de complicações
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Neurologista reforça importância de saber prevenir o AVC e controlar fatores de risco (Foto: BaPress)
|
Mais conhecido popularmente como derrame, o AVC (acidente vascular cerebral) é geralmente causado pela obstrução (isquêmico) ou ruptura (hemorrágico) das artérias que irrigam o cérebro. Mesmo se tratando da doença que mais mata e incapacita a população no país, parcela considerável da população ainda desconhece os sintomas do AVC. Os especialistas alertam que esse desconhecimento costuma prejudicar o tratamento e a prevenção da doença.
Davidson França, neurologista do Hospital Santa Izabel, alerta que é importante a população ter ciência de que o diagnóstico rápido do AVC e o início célere do tratamento reduzem significativamente as chances de complicações, o desenvolvimento de sequelas e até o risco de morte.
"É muito importante a pessoa saber detectar o AVC. Quanto menor o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o começo do tratamento adequado menor a lesão cerebra.l Ao contrário do que uma parcela da população pensa essa é uma doença tratável", diz França.
A divulgação continuada de avaliar o sorriso, o abraço, o cantar para identificar alterações repentinas e o ato de acionar uma ambulância ou transporte o mais rápido possível tem contribuído, segundo o especialista, para uma sensível melhora da resposta do público aos sintomas de um AVC.
----
Fonte:correio24horas.com.br
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário