terça-feira, 28 de março de 2017

SAÚDE E BEM-ESTAR




Maioria das mutações que causam câncer não pode ser prevenida

Somente 29% das mutações que causam câncer se devem a fatores ambientais e ao estilo de vida, e 5% à hereditariedade
bigstock--164034389
Duas de cada três mutações genéticas responsáveis pelo câncer resultam de erros aleatórios que ocorrem no momento em que as células se dividem, um processo essencial para a regeneração do organismo, segundo um estudo americano publicado na quinta-feira passada.
“Está amplamente comprovado que evitar certos fatores como o tabaco ou a obesidade reduz o risco de câncer”, aponta Cristian Tomasetti, professor adjunto de bioestatística do Centro do Câncer da Universidade Johns Hopkins e um dos autores da pesquisa, publicada na revista científica Science.
“Mas cada vez que uma célula normal se divide e replica seu DNA para produzir duas novas células, comete vários erros, um aspecto ignorado cientificamente durante muito tempo”, explica.
Estes erros “são uma causa importante das mutações genéticas responsáveis pelo câncer, e este fator foi subestimado como causa determinante desta patologia”, acrescenta Tomasetti.
No total, “66% das mutações cancerosas resultam de erros quando as células se dividem, enquanto 29% se devem a fatores ambientais e ao estilo de vida, e 5% à hereditariedade”, especificou o médico Bert Vogelstein, codiretor do mesmo centro, em uma coletiva de imprensa.
“Na maioria das vezes, estas mutações são inofensivas, (…) mas ocasionalmente ocorrem em genes que desencadeiam  o câncer. Isso é ‘má sorte'”, disse.
Fonte:gazetadopovo.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas