quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DORMIR BEM É FUNDAMENTAL

O que acontece com o corpo quando dormimos menos de oito horas?



Fernando Cymbaluk
Do UOL, em São Paulo
Nervos à flor da pele falta de atenção podem ser sinais de dívida. E quem está cobrando é o seu sono. É verdade que uma única noite mal dormida pode ser recuperada na noite seguinte. O problema é quando isso não ocorre e as horas a menos de sono vão se acumulando.
O resultado da falta do descanso necessário para o nosso corpo é uma série de problemas de saúde. Alguns efeitos são rapidamente notados, como o estresse. A falta de sono produz consequências, muitas delas graves, em todo nosso organismo.
O grande problema é privação crônica de sono, que se estende por dias, meses e anos. Estudos mostram que problemas físicos, mentais e emocionais podem ocorrer em médio e longo prazo."
Luciano Ribeiro, neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono
Quem acorda cedo, vai dormir tarde e espreme o tempo de sono no período que resta antes do despertador tocar acaba em dívida com o travesseiro --o nome dado para isso é restrição de sono. Quem mais sofre são os trabalhadores noturnos, que possuem o que é chamado de privação de sono.
Dormir é um comportamento fundamental para sobrevivência. Isso porque nosso corpo funciona de acordo com os ritmos circadianos, regulados pelos momentos de vigília e de sono. É o nosso relógio biológico. Quando começa a escurecer, a temperatura do nosso corpo baixa, e a redução da luminosidade induz a produção de melatonina, hormônio que prepara nosso sono
Existem evidências de que a diminuição da quantidade de sono eleva o risco de aumento de pressão arterial, que pode ocasionar infarto agudo do miocárdio, além de outras doenças."


Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Incor

Fonte:bol.com.br
Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas