quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SEGURANÇA NAS IGREJAS

Resultado de imagem para igreja do senhor do bonfim na bahia

Igrejas históricas investem em câmeras e cercas para evitar roubos


A vigilância divina é sempre bem-vinda. Mas, em muitas das igrejas de Salvador, não basta. Aos olhos de Deus, juntam-se, em pelo menos 11 igrejas da cidade, câmeras, alarmes e até vigilantes. À esquerda da mesa onde se senta o prior da Igreja do Carmo, no Centro Histórico, a tela de uma TV mostra, alternadamente, imagens de 20 câmeras instaladas na edificação do século XVII há menos de três anos. “Há seis anos aqui teve um desvio de peças. Levaram, sem autorização, dizendo que iam restaurar e nunca mais apareceram”, explica o atual prior, Osvaldo Martins dos Santos.
Apesar de ter prestado queixa à Polícia Civil e à Polícia Federal assim que assumiu o cargo, há três anos, ele disse não ter mais esperanças de encontrá-las. “Se a gente soubesse onde estão, era fácil, mas não sabemos. Levaram até seis castiçais de prata que ficavam num lugar reservado. Já viu restaurar castiçal de prata? Nem eu”, lamenta.
...........
Prevenção 
Mesmo quem nunca teve peças roubadas ou furtadas investe em segurança. “Aqui nunca levaram nada do acervo, mas a gente tem câmeras há 15 anos, por prevenção e para a segurança dos fiéis. Nos dá tranquilidade”, afirma o tesoureiro da Devoção do Senhor do Bonfim, Thomaz Gonçalves, que trabalha na Basílica do Bonfim há 28 anos.

“Aqui, graças a Deus, nunca levaram nada, mas tem casos com fiéis que se distraem e quando veem, já levaram. Tem câmeras na igreja toda. A gente fica preocupado, principalmente nessa época, quando aumenta o fluxo de visitantes e os ladrões aproveitam”, diz a secretária da Irmandade dos Homens Pretos, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Cosma Miranda.
Na Conceição da Praia, o esquema de segurança foi além. São seis câmeras, alarmes nas partes interna e externa e dois vigilantes noturnos, além da ajuda da 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Comércio), ao lado da igreja. “A gente se preocupa por causa do nosso acervo. Se essa companhia da polícia sai daqui, ficamos muito vulneráveis”, explica o gerente de manutenção da igreja, José Gonçalves.

Fonte: correio24horas.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas