quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PLANO DE ESTUDOS

Resultado de imagem para DISCIPLINA NO ESTUDO

Aprenda a criar um plano de estudos eficiente


É comum ouvir relatos de pais sobre seus filhos que não gostam de alguma matéria, que não gostam de estudar e até mesmo sobre aqueles que tentam, mas não conseguem se concentrar. Mesmo adotando algumas práticas para tornar o estudo mais efetivo, como por exemplo manter uma postura ereta em uma mesa limpa, com boa iluminação e em um ambiente com poucos ruídos; muitos adolescentes e adultos não conseguem se manter focados durante um longo período de tempo, para aprender algo novo ou reforçar conhecimentos já adquiridos. Isso acontece porque a concentração precisa ser incentivada e treinada desde o jardim de infância, principalmente para atividades que não são consideradas formas de lazer. 

A diretora pedagógica Juliana Diniz, 34 anos, explica que “o estudo é um hábito e, como todo hábito, precisa ser exercitado com persistência”, e afirma que desde criança é preciso treinar o estudo todos os dias variando de 20min a 1h30 por dia, dependendo da série, idade e da capacidade de atenção do aluno. “Sempre orientamos começar com 20 minutos e ir aumentando. Quando passar de 1 hora, fazer intervalos na metade do tempo”, completa.

A pedagoga afirma também que é um hábito que precisa ser ensinado, e que a escola deve trabalhar juntamente com a família, com o objetivo de mostrar a importância dessa rotina e ajudar a estabelecê-la, observando as individualidades de cada criança. É indicado que os pais busquem escolas que promovam roteiros ou planejamentos de estudos individuais, e também que disponibilizem acompanhamento diário para os alunos tirarem dúvidas a respeito dos conteúdos. Uma dica da Juliana é incentivar o uso de agendas e anotações, desde o início, para ensinar noções de organização. 

“O grande objetivo é alcançar a autonomia”, explica a psicopedagoga Ana Flávia Guida Teixeira, 53 anos. Ela afirma que o que se deseja com toda essa disciplina e organização, ambas monitoradas com rigidez, é fazer com que a criança se torne um adolescente que sinta a necessidade de estudar. “Do mesmo jeito em que sente a necessidade de escovar os dentes ao acordar, de comer na hora do almoço e de tomar banho todos os dias, é preciso ensinar as crianças a sentirem a necessidade de ter um momento para digerir as informações que recebeu na escola”, exemplifica.


Fonte:correiobrasiliense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas