30 dos 39 reservatórios no Sertão de PE estão em colapso, diz Apac
O açude de Vira Beiju, que fica em Uruás, na Zona Rural de Petrolina, comporta até 11,8 milhões de metros³. Porém há apenas 3% da capacidade total. O abastecimento das casas não é regular há meses e, com isso, os agricultores já contabilizam os prejuízos.
“A chuva do céu já não vem mais e a única esperança que a gente tem são os reservatórios, dos açudes, que estão secando. Está tudo seco! Não tem mais água… Fazer o quê? Esperar pela benção de Deus agora”, disse o agricultor, Adauto de Alencar.
Segundo a Apac, dos 87 reservatórios do estado, 45 estão praticamente vazios. 30 deles ficam no Sertão. A chuva do início do ano encheu os reservatórios, mas não foi suficiente ,pois desde fevereiro parou de chover. Cerca de 25 mil famílias que moram nas comunidades rurais de Petrolina dependem da água dos reservatórios.
O agricultor, Antônio de Souza, espera que a chuva ainda volte para encher o açude de Terra Nova, também na Zona Rural do município, que tem capacidade para 200 mil m³. “A esperança é de que vai chover bastante para gente ter fartura. Quero vê o açude cheio e sangrando como a gente via há uns anos atrás”, disse. (G1 Petrolina
Blog de vinicius de santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário