Comer, dormir e relaxar: saiba como ter uma vida longa e saudável
Sim, o corpo vai envelhecer e não, a ciência ainda não descobriu uma fórmula mágica, uma pílula milagrosa capaz de impedir o envelhecimento humano. As rugas vão aparecer, o cabelo vai ficar branco. Mas isso não quer dizer que você precisa chegar à velhice com menos vitalidade e disposição do que tinha na juventude. Que tal curtir esse momento somando a experiência adquirida ao longo dos anos com uma saúde de fazer inveja? Os dias estressantes, a rotina puxada e a correria são grandes inimigos e talvez o façam pensar que não é tão simples assim. Será?
......
Invista ainda em alimentos com propriedades antioxidantes, que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, produzidos ao longo no dia pelo corpo. Eles atacam as células saudáveis e levam à morte precoce dessas células, acelerando o processo de envelhecimento. As vitaminas C e E são ricas em antioxidantes. Frutas cítricas como laranja e tangerina, além de morango, kiwi, manga e mamão são boas fontes de vitamina C, assim como os vegetais brócolis, couve-flor, batata-doce e tomate. Já a vitamina E é encontrada nas oleaginosas, como castanha-do- pará, avelã, amêndoas e nozes. Entre os alimentos com alta quantidade de antioxidantes, destaque especial para o limão, com ação anticancerígena e para o abacate, que ajuda a combater o colesterol.
....
Durma bem e fuja do estresse. A alimentação saudável tem ainda outros dois importantes aliados. O sono de qualidade e uma vida plena, livre do estresse. O médico Marcelo Canto, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, explica que é durante o sono que o corpo produz em maior quantidade os hormônios de crescimento, diretamente ligados ao processo de envelhecimento. Quando a produção desse hormônio cai, começam a aparecer os sinais da idade como rugas, cabelos brancos, perda da vitalidade, acúmulo de gordura. “É preciso ter cuidado, no entanto, com a prática da reposição do hormônio de crescimento (hGH). Não há um posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia a respeito do uso do hGH como um fator determinante para a recuperação da vitalidade”, pondera o médico. “A indicação é dormir bem, o suficiente para você acordar com a sensação de bem-estar”, completa.
Fonte: Correio Brasiliense
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário