domingo, 26 de junho de 2016

EMAGRECIMENTO RÁPIDO


Resultado de imagem para hipertireoidismo

Hipertireoidismo leva a emagrecimento rápido e indisposição corporal

A glândula tireoide é uma das mais importantes do corpo humano, responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo. Quando há desequilíbrio nessa produção, seja para mais ou para menos, o gasto de energia pelas células apresenta picos desregulados, afetando diversos sistemas do corpo, e desenvolvendo doenças como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Segundo o IBGE, 15% da população brasileira sofre com problemas na glândula.
A estudante Paula Borges, de 20 anos, nunca tinha ouvido falar de nenhuma das duas condições médicas relacionadas ao desequilíbrio hormonal tireoidiano quando começou a apresentar os sintomas do hipertireoidismo. “Perdi muito peso num curto período de tempo, comecei a ficar sem força para a academia e com intolerância ao calor. Minha insônia também aumentou consideravelmente”, lembra.
Com 14 quilos a menos e sem disposição para exercícios físicos, ela recebeu a indicação de seu pai, que é médico, para procurar uma endocrinologista. Com exames de sangue, as taxas insuficientes de TSH (hormônio estimulante da tiroide) e a alta dosagem de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) constaram o diagnóstico. O passo seguinte era respeitar a medicação, administrada por via oral, que reduz a função da tireoide e controla a produção dos hormônios.
Fabiano Tenório, endocrinologista do Hapvida Saúde, atenta que a lista de sintomas característicos da doença é bem maior. “Pacientes neste quadro apresentam também taquicardia, tremores nas mãos, transpiração excessiva, falta de apetite, queda de cabelo, irritação, ansiedade e perda de cálcio nos ossos”, pontua ele. Pré-disposição genética é um fator considerável para o hipertireoidismo, cuja média de indicativo é entre os 30 e 40 anos de idade, com incidência maior no sexo feminino.

Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas