Espécie rara de ave, desaparecida há 75 anos, é reencontrada no Cerrado
A rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), ave rara que era considerada extinta por especialistas, foi reencontrada no Cerrado de Minas Gerais por um grupo de pesquisadores. O pássaro, observado poucas vezes na natureza, havia sido registrado pela última vez em 1941, segundo informa o jornal O Estado de S.Paulo.
A redescoberta foi anunciada no último sábado por pesquisadores do Observatório de Aves do Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).
O grupo de cientistas identificou, até o momento, 12 aves da espécie. Para os pesquisadores, devido à raridade da rolinha-do-planalto, a descoberta é uma prova da importância do licenciamento ambiental. A obrigatoriedade está sendo derrubada por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que tramita no Senado.
Características
A rolinha-do-planalto, espécie exclusivamente brasileira, é caracterizada por olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas. A plumagem do corpo é castanho-avermelhada.
A espécie, segundo registros, foi descoberta em 1823, mas só foi vista de novo em 1904. Por fim, só em 1941. A partir de então, por sua raridade, era considerada extinta.
Fonte: Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário