Algumas gerações atrás, toda casa tinha uma dispensa, onde eram guardados os produtos do ano: geléias, feijão, farinha...
Aqui no campo ainda fazemos um estoque para o ano, na época da colheita. Com dois sacos de feijão, dois sacos de farinha, e três sacos de milho, nossa alimentação de base do ano está garantida! (Precisamos de mais sacos de milho para os animais...)
Hoje os supermercados têm um estoque para três dias. No caso de qualquer interrupção de fornecimento, as prateleiras ficarão vazias quase que imediatamente. Uma família não prevenida pode passar fome em muito pouco tempo!
Não é tão difícil guardar alimentos em maior quantidade. Um balde grande no canto da cozinha pode guardar um saco de farinha. Muitas pessoas guardam os alimentos secos em garrafas PET, que podem ser empilhadas contra uma parede.
Tendo um estoque destas, e uma pequena horta para hortaliças e temperos, a sobrevivência está garantida! (Ainda falta uma fonte de gordura, que no nosso caso é banha dos nossos próprios animais, que se pode guardar por meses.)
Mas precisa aproveitar a época de colheita (que é agora, na região Sul-Sudeste) para fazer esta compra.
A alimentação da família fica bem mais em conta! Um saco de milho (R$50 aqui na Bahia) fornece 80 refeições para 4 pessoas, em forma de cuscuz, polenta, broa...
Ter uma dispensa em casa é questão de bom-senso."
(MARSHA HANZI)
Colaboração: Carmen Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário