"Pagando" por 2013, 16 capitais aumentam tarifa de ônibus além da inflação
Usuários do transporte de público de 16 das 27 capitais do país amargaram, nos últimos meses, reajustes no preço da tarifa de ônibus urbano acima da inflação oficial (IPCA). Levantamento feito pelo UOL analisou os últimos aumentos concedidos pelas prefeituras -- apenas Porto Velho não teve reajuste de tarifa de 2014 para cá.
Para o cálculo, a reportagem considerou a inflação do período entre o penúltimo e último reajuste da tarifa. Há casos como Palmas e São Paulo, onde os aumentos só foram menores que a inflação porque o poder público concedeu ou ampliou subsídios que aliviaram o bolso do usuário do transporte.
Segundo as empresas, as altas têm como principal explicação recompor os preços congelados pelos protestos de 2013 -- que teriam pressionados prefeitos a negarem reajustes.
Os preços das passagens são definidos pelas prefeituras e têm como base as planilhas de custos apresentadas pelas empresas. O percentual avalia a alta nos valores de itens dos insumos, salários, depreciação dos veículos e demanda de passageiros.
Fonte: uol.com.br
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário