sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A CIÊNCIA E A BÍBLIA


 Resultado de imagem para A PISCINA DE SILOÉ
A Piscina de Siloé 
 

 O Evangelho segundo João conta a história de quando Jesus restaurou a visão de um cego colocando argila em seus olhos e lavando-os com água da Piscina de Siloé. A piscina foi um grande reservatório em Jerusalém durante o Antigo Testamento, mas foi destruída por invasores vários séculos antes de Jesus nascer. Mais tarde, foi reconstruída em várias ocasiões, mas não havia nenhuma menção de uma versão da piscina no primeiro século quando Jesus realizou o milagre.
E sem essa evidência, havia sérias dúvidas sobre a veracidade do milagre.
Em 2004, trabalhadores que tentavam reparar uma linha de esgoto danificada descobriram dois degraus que levavam até uma piscina. Arqueólogos rapidamente escavaram o local e encontraram uma piscina em formato de trapézio de cerca de 69 metros de comprimento. Eles também encontraram moedas e cerâmicas que datavam da época de Jesus. Em particular, quatro moedas Alexander Janeu estavam enterradas no gesso sob a fachada de pedra da piscina. Janeu governou Jerusalém de 103 aC a 76 aC.
Em um canto da piscina, os arqueólogos ainda descobriram cerca de 12 moedas no lodo datadas de 66 dC a 70 dC, indicando que a piscina estava pelo menos parcialmente preenchida nessa época. Juntos, os dois grupos de moedas dão uma estimativa de por quanto tempo a piscina foi utilizada.
O local pode ter sido usado para banhos rituais, natação ou fornecimento de água potável para os moradores da cidade. Algumas pessoas acreditam que os judeus ritualmente submergiam-se nessa piscina quando faziam suas peregrinações para Jerusalém e, como Jesus teria feito essas peregrinações também, faz sentido que tenha estado na área.
Concluíram então que o milagre de Jesus pode SIM ter acontecido da forma como foi narrado.

Na próxima sexta: A casa de Jesus
Na década de 1880, freiras descobriram pela primeira vez uma estrutura de argamassa e pedra construída em uma encosta e acreditaram que essa era a casa onde Ele teria vivido em sua infância.
Seria verdade?

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas