terça-feira, 27 de outubro de 2015

ARTRITE REUMATOIDE


Articulação inflamada atinge 2 mi de brasileiro

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória, autoimune e sem cura que afeta o sistema imunológico do ser humano. Ela ataca os tecidos saudáveis do corpo, prejudicando principalmente as articulações dos dedos das mãos e dos pés.
Não existem causas conhecidas para a presença da AR. Algumas indicações como o tabagismo, mudanças hormonais, fatores ambientais e predisposições genéticas são indícios que podem estar associados à doença.
"Uma grande parte das pessoas que sofrem da artrite reumatoide já fumaram ou foram expostas ao cigarro no passado. Outra causa conhecida são as infecções de infância, como a mononucleose. Quem já teve citomegalovírus, rubéola, ou alguém da família sofre da doença, também possui grandes chances de ter", afirma o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho, diretor científico da Sociedade de Reumatologia da Bahia.
Incidência
No Brasil, estima-se que aproximadamente dois milhões de pessoas sofrem de AR. Desse número, 75% são mulheres.
Segundo o professor adjunto de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do ambulatório de Artrite Reumatoide do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,  o médico Claiton Brenol, provavelmente a AR ocorre com maior incidência no sexo feminino  por fatores hormonais.
"Possivelmente esses fatores podem acarretar o desenvolvimento da artrite reumatoide. Além do mais, há relatos de que os sintomas melhoram durante a gravidez. A doença é mais prevalente entre os 35 e 45 anos, mas pode atingir pessoas de todas as idades", informou o coordenador.
Prevenção
A artrite reumatoide é uma doença que não tem cura. Seu tratamento é contínuo, devendo ser realizado por toda a vida.
Como não existe uma causa específica para a AR, prevenções que podem ser adotadas são desconhecidas. A recomendação principal dos profissionais é a não utilização do cigarro.
A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas