segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SAÚDE É TUDO



Perder peso X Mudança de hábitos
 

 Perder peso requer uma mudança de vida, uma reeducação alimentar que corrige os maus hábitos e ensina a pessoa a se alimentar corretamente para o resto da vida, o que resulta também na conquista do peso saudável. Dietas restritivas (que “cortam” algum grupo alimentar ou refeição) só conseguem ser seguidas por um curto espaço de tempo e resultam em retorno do peso ou até maior ganho de peso do que antes da dieta porque diminuem o metabolismo da pessoa como uma defesa do organismo.
O consumo de petiscos e doces tarde da noite, junto à televisão, é o hábito mais comum das pessoas acima do peso. Para  essas pessoas, um lanche à meia-noite é uma ótima escolha, desde que seja leve e se encaixe no plano total de calorias.
A reeducação alimentar é realizada passo a passo, de forma gradual, para a conquista de hábitos alimentares permanentes, que podem variar de 3 meses a 1 ano para serem conquistados, dependendo do indivíduo.
Hábitos adquiridos desde a infância são os mais difíceis de serem mudados e exigem força de vontade e mudança gradual. Um exemplo é o hábito do consumo de refrigerantes diariamente. Para mudar este hábito, deve-se primeiramente adaptar o paladar à versão diet e a seguir, após algumas semanas, trocar por refrigerantes “naturais”, feito em casa com sucos naturais e água com gás. Futuramente, troca-se por suco natural e o consumo de refrigerantes torna-se eventual.
Os hábitos alimentares consequentes a situações periódicas como tensão pré-menstrual ou ansiedade, necessitam de outra abordagem, pois normalmente a “compulsão alimentar” está presente. Nestes casos, o hábito pode ser corrigido rapidamente evitando o apetite exagerado pelo consumo de lanches frequentes, equilibrando a alimentação. Orienta-se também não confundir sede com fome. Se a pessoa pensar que está com fome, ela deve tomar 1 copo de água e esperar 20 minutos. Se persistir a sensação de fome, então alimentar-se.
Para que sua reeducação alimentar seja eficaz, recomendamos acompanhamento profissional por todo o processo.

Dra. Leila Froeder

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas