Existe uma anedota de dois amigos que estão andando na savana africana e de repente (bem, não tão de repente para quem está na savana) encontram um leão. Enquanto um dos amigos se desespera, o outro calmamente tira sua mochila das costas e calça seus tênis de corrida.
O outro amigo diz para ele: “você nunca vai correr mais que o leão”. Ao que ele responde: “eu não preciso correr mais que o leão, eu só preciso correr mais que você”.
Por mais que essa história seja de um grande amigo da onça (ou do leão), existe um quê de verdade, principalmente quando estamos falando de evitar que o seu carro seja roubado.
Às vezes, não é o seu carro que está mais protegido contra roubo: é o do seu vizinho que está menos protegido.
Então, para ter o carro menos “roubável”, se é que essa palavra existe, do seu quarteirão, siga essas 15 dicas:
#1 – Mantenha seu carro bem cuidado
Manter o seu carro seguro, às vezes, é uma questão de aparência. A maioria dos ladrões entendem que um carro bem cuidado é um patrimônio que o dono tem estima e, por isso, deve ter algum dispositivo de segurança.
Mantenha os vidros sempre limpos, conserte amassados e retoque riscos sempre que possível. Passar a impressão de que você se importa com o seu carro e que a vida do ladrão não vai ser fácil se mexer com ele sai às vezes mais barato do que instalar um alarme. Falando nisso…
#2 – Instale um alarme no seu carro
Colocar alarmes ou outros dispositivos de segurança como rastreadores, por exemplo, ajudam muito na hora que um malandro tenta levar embora o seu veículo. Do ponto de vista dos bandidos, nada é pior do que entrar num carro e disparar um alarme estridente que acorda a vizinhança inteira, assim como ser rastreado em 15 minutos pela polícia.
Claro que os bandidos estão ficando cada vez mais espertos e muitos sabem desativar esses alarmes. Mesmo que isso aconteça, você ainda pode economizar no seguro: a maioria das seguradoras dão algum desconto no seguro de carros com dispositivos de segurança.
#3 – Mesmo sem ter um alarme, coloque alguma coisa que indique que você tem
“Cuidado: cão bravo”: você já passou na porta de uma casa com essa plaquinha. Será que todas elas eram verdade? Sendo verdade ou mentira, a verdade é que muito ladrão preferiu não arriscar levar uma mordida.
Você pode fazer a mesma coisa com o seu carro. Sabe aquela luz de alarme que pisca no para-brisa? Você pode instalar uma pagando bem baratinho. Ou então colocar um adesivo de alguma marca de rastreador. Quem não tem cão bravo, caça com lebre.
#4 – Não deixe coisas valiosas dentro do carro
Essa todo mundo sabe, mas sempre existem pessoas que esquecem. Qual você acha que vai ser a reação de um bandido quando olhar pelo vidro do seu carro e ver o seu iPad lá dando sopa? Mesma coisa com mochilas, casacos, bolsas e outros pertences. Desça sempre com tudo.
Além disso, não deixe o documento dentro do carro. Caso o carro seja roubado, o bandido consegue vender mais facilmente e até evitar batidas policiais se ele estiver em posse dos documentos. Leve o documento sempre com você.
#5 – Evite estacionar em lugares mais perigosos
Conheça os lugares por onde você vai dirigir. Evite as ruas com maior índice de assaltos (por exemplo, você pode saber quais são as ruas mais perigosas de São Paulo no Blog da Bidu). Sempre procure se informar de quais são as regiões mais perigosas do seu município e evite dar sopa para o azar.
#6 – Estacione em lugares mais iluminados
É uma questão de bom-senso: é muito mais fácil roubar um carro estacionado no escuro do que num lugar com boa visibilidade. Prefira estacionar debaixo de postes de iluminação ou na porta de condomínios ou casas que tenham lâmpadas apontadas para fora.
Essa dica vale também para o período da manhã. Às vezes você acaba ficando mais tempo do que imaginava em algum compromisso e aquela vaga muito boa que você encontrou vira um breu à noite.
#7 – Tranque as portas e as janelas sempre que sair do carro
Outra dica óbvia que algumas pessoas se esquecem. Mesmo que você vá ficar fora por poucos minutos, deixe o seu carro trancado. Alguns ladrões mais especializados precisam de poucos segundos para ligar o seu carro e encontrar a porta aberta será como a noite de Natal para eles.
#8 – Tranque o seu carro dentro da garagem também
É claro que você deve ficar confortável na sua própria casa, mas não fique tão confortável assim. Em garagens de condomínio, você não sabe quais pessoas circulam lá dentro e qual as suas intenções. É melhor você deixar o seu carro trancado, por via das dúvidas.
Já quem mora em casa não tem esse problema. Mas tem outro: você não quer que a única coisa que evite que levem seu carro seja um portão, não é? Quanto mais camadas de segurança, melhor.
#9 – Leve sempre a chave com você e não deixe chaves reservas
Para um criminoso, encontrar um carro com a chave dentro é a mesma coisa que tirar um prêmio na Lotofácil. Essa é outra daquelas coisas que todo mundo sabe que não deve fazer, mas acaba fazendo. Atenção redobrada com a sua chave.
Além disso, esqueça essa história de que a sua chave reserva está escondida: qualquer ladrãozinho de meia-tigela sabe onde as pessoas geralmente escondem a chave. Prefira deixar uma chave na posse de uma pessoa de confiança do que no carro “escondida”.
#10 – Cuidado com as chaves no bolso também
Os carros modernos estão cada vez mais protegidos e muitos já saem de fábrica com dispositivos de segurança muito bons. Hoje em dia, a maneira mais fácil de roubar um carro é simplesmente roubar a chave. Então é melhor não dar mole com ela por aí.
Evite tirá-la do bolso sem necessidade e tome cuidado com o seu bolso, principalmente em áreas de grande circulação. Vai que alguém estava te vigiando e decide furtar a sua chave. Todo cuidado é pouco.
#11 – Nunca deixe o carro ligado sem vigiá-lo
Você chega no posto para sacar um dinheiro e o caixa está vazio. É bem rapidinho, em dois minutos eu entro e saio. Você deixa o carro ligado e entra no posto. Quando você sai, o carro não está mais lá.
Parece absurdo, mas isso acontece. Não deixe o seu carro ligado sem vigilância em nenhuma hipótese, ou algum malandro pode levar o seu carro. E você não vai nem poder dizer que a culpa não foi sua.
#12 – Em estacionamentos, evite vagas mais afastadas
É mais uma questão de bom senso: carros que estão afastados de áreas de maior circulação de pessoas e concentração de veículos estimulam a ação de bandidos, já que não estão sob a visão constante de outras pessoas.
Prefira vagas mais próximas a outros carros, mais próximas à guarita do vigia (se houver) ou da porta do estabelecimento em si. Mas tem um outro lado…
#13 -Evite também vagas muito perto da saída
Nem tanto para o céu e nem tanto para a terra. Vagas mais próximas da saída do estacionamento facilitam a fuga de bandidos e podem ser mais vantajoso roubar carros nelas do que em vagas mais afastadas. Procure encontrar um meio termo.
#14 – Invista em uma trava de direção
Não é o melhor dispositivo para proteger o seu carro, mas às vezes é uma questão de facilidade: você não precisa ter o carro mais protegido, você só precisa proteger o seu carro mais que o vizinho protege o dele.
#15 – Contrate um seguro de carro
Claro que todas essas dicas podem falhar e algum espertinho levar o seu carro. Nesse caso, uma alternativa para não ficar no prejuízo é ter um seguro de carro. Além disso, contratando um seguro você ainda fica protegido contra batidas e outros imprevistos.
Com a IS Corretora, você pode comparar até 8 seguradoras, vendo os preços e condições em apenas 30 minutos. Faça agora uma simulação de seguro de carro e não ande por aí desprotegido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário