sexta-feira, 31 de julho de 2015

SAÍDA INTELIGENTE



Você está numa festa. Durante os últimos 10 minutos, você ficou conversando com alguém que, embora não seja desagradável, não é a pessoa com quem você gostaria de passar o resto da noite. Então, como fugir desta situação com sucesso e de maneira não tão grosseira?
Chris Colin, coautor do guia de conversação “What To Talk About” (“Sobre O Que Falar”, em tradução livre), tem uma solução. “Quer você esteja tendo uma conversa agradável ou detestável, eu acho que o caminho para sair dela é idêntico”, diz. “Minha abordagem é olhar nos olhos [do interlocutor] com um grande sorriso e dizer: ‘Foi tão bom falar com você’. E então você faz a volta e vai embora”.
O quê? É só isso? Sim, de acordo com Colin. Embora, dependendo de seus níveis de empatia, a execução deste movimento simples pode ser emocionalmente desgastante. “Conforme você se afasta, você estará convencido de que ofendeu a pessoa”, explica. “E você a ofendeu, eu diria, 18% das vezes. Mas o meu argumento é que devemos superar isso e saber que ela vai superar isso também”.
“Quando você trata as pessoas como se fossem adultos, maduros e como se eles pudessem lidar com coisas sofisticadas como acabar conversas, eles gostam e gostam de você por isso”.
Se você está com vontade de tentar a abordagem de Colin, é importante notar que a técnica precisa ser aplicada com cordialidade e simpatia – e não aproveitar a oportunidade para ser um babaca. “Quando você diz ‘Foi bom falar com você’, você realmente deve sentir isso e deve comunicar isso com seus olhos e seu sorriso e tudo mais. Se você fizer isso, eu acho que fica tudo bem”, diz Colin. 
 
Fonte: Atlas Obscura

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas