segunda-feira, 29 de junho de 2015

DOAÇÃO


Para sobreviver ao câncer, mãe recebe medula do próprio filho


Fabiana passou anos de angústia e de espera por um milagre até Gabriel, de 15 anos, ser apontado como doador. Família agora atua unida para ampliar número de transplantes no País

O Brasil ainda estava em ritmo de carnaval enquanto, naquela sexta-feira dia 20 de fevereiro, Fabiana Ikeda se recuperava do procedimento cirúrgico. O sono tinha a vigília de Gabriel, filho mais velho da funcionária pública. Ele exibia singelas marcas no braço que denotavam o que ocorrera horas antes: naquela data, o garoto de 15 anos foi protagonista do transplante que prometia salvar a vida da mãe.
Fabiana convivia com a leucemia e a cura só seria uma possibilidade caso recebesse doação do tecido medular compatível. A técnica é indicada para os casos em que o tratamento por quimioterapia não é suficiente para sanar este tipo de câncer que adoece as células do sangue.
A ampulheta das horas corria, quando Daniel aventou: "Nosso Gabriel já está tão grandão, com 1,78 de altura. Será que ele não poderia doar a medula a você?".
A dúvida foi levada aos médicos e o "sim, é possível" foi reforçado quando os testes laboratoriais mostram compatibilidade de 60% entre mãe e filho.
Persistência
A persistência em encontrar um doador mostrou que, neste caso, a compatibilidade estava no próprio núcleo familiar. Mas nem sempre é assim. Por isso, Fabiana, Daniel, Tarsila e Gabriel continuam empenhados e persistentes em conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. "Encontrar um doador compatível  é como encontrar sua alma gêmea. É um gesto que só faz bem. Tanto para quem doa quanto para quem recebe", diz Fabiana que comemorou sua vitória familiar com pão caseiro feito pela Tarsila em um piquenique ao ar livre organizado por Gabriel.
Fonte: ig.com.br
Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas