Apresentação
Sérgio Nogueira Duarte da Silva (Porto Alegre, 1950) é um professor brasileiro de lín gua portuguesa.
É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em língua portuguesa pelaPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e tem mais de 30 anos de experiência em sala de aula. Utiliza humor e fatos cotidianos para ensinar o uso da norma culta do português brasileiro. Com isso, ganhou espaço e destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil.
Atualmente, é instrutor e consultor de português do jornalismo da TV Globo, Globo News, SporTV, Globosat, jornais O Globo, Extra e Expresso, do Sistema Globo de Rádio(Rádio Globo e CBN), da Globo.com, além de oferecer cursos de redação e atualização gramatical a empresas e escritórios de advocacia e ser professor do Centro Universitário Carioca (Unicarioca).
É autor de diversos livros, entre eles A batata assou (Editora Rocco)
Vamos resolver uma dúvida que vira e mexe nos atormenta na hora de escrever. Quando devo escrever SENÃO junto e quando devo escrever SE NÃO separado?
Por exemplo, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, você escreveria esse SENÃO junto ou separado?
Achou difícil? Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO.
Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”.
Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO. Veja a frase: “Se não chegar a tempo, perderá o trem”. Esse SE NÃO é separado porque é o mesmo que dizer: “Caso não chegue a tempo, perderá o trem”.
Uma observação importante: no primeiro exemplo, poderíamos escrever SE NÃO (separado) se houvesse um vírgula logo a seguir.
Na frase “Fale alto, SE NÃO, ninguém vai ouvir”, é possível interpretarmos a frase assim: “Fale alto, SE NÃO (falar alto = CASO NÃO fale alto), ninguém vai ouvir.
Sergio Nogueira
Colaboração: Luiza Drubi
Nenhum comentário:
Postar um comentário