quinta-feira, 25 de junho de 2015

DADOS DO IBGE

Resultado de imagem para DESEMPREGO A INDUSTRIA

Desemprego no setor industrial brasileiro piora a cada mês

Enquanto em abril a desocupação cresceu 5,4%, segundo o IBGE, dados de maio do Caged registraram mais 62 mil demitidos

Rio - O mercado de trabalho na indústria mostra, a cada mês, mais deterioração. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira, revelaram que, em abril, o desemprego no setor cresceu 5,4%, na comparação com o mesmo mês em 2014. Foi a queda mais intensa desde setembro de 2009, quando registrara retração de 6,1%. Mais atualizado, o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho registrou que, em maio, a indústria atingiu saldo líquido negativo de vagas formais, da ordem de 62.044 — queda de 60.989 na transformação e de 1.055 na extrativa. Foi o pior mês de maio para o mercado de trabalho no setor dos últimos 23 anos. 
No acumulado de janeiro a abril, a indústria de transformação registra retração de 6,3% na produção física. Já a indústria extrativa, em melhor momento, tem um crescimento de 10,5%. Segundo o IBGE, em abril houve um encolhimento do contingente de pessoal ocupado em todos os 18 ramos industriais pesquisados. Embora a crise seja generalizada, a situação é ainda mais difícil nas atividades que integram as categorias de bens de capital e de bens duráveis.
....
No quadro geral, a situação do mercado de trabalho no país é ainda bastante delicada. Em maio, houve o fechamento de 115.599 postos de trabalho formais, conforme apontou o Caged. Além da indústria, os serviços, a construção e o comércio lideram o fechamento de oportunidades no mês, com o encerramento de 32.602, 29.795 e 19.351 postos formais. 
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, já foram demitidos mais de 243 mil profissionais com carteira assinada. O comércio é a atividade que mais encerrou vagas, com 159.315 oportunidades fechadas. Em seguida aparece a construção civil, com 108.573 vagas extintas no período. Em último lugar, está a indústria, que congelou 98.053 postos. Já os serviços registram saldo líquido positivo de 78 mil vagas.
Fonte: ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas