quinta-feira, 30 de abril de 2015

REFORMA POLÍTICA

Resultado de imagem para REFORMA POLITICA
          
  A FALÁCIA DO MOMENTO: REFORMA POLÍTICA

No momento, o assunto preferido em rodas de políticos e a mídia de um modo geral, é a tal reforma política. Apresentam-na como a panacéia para os problemas do Brasil. O que não é verdade. A reforma política que os parlamentares buscam, é aquela que facilitará a sua permanência no poder.
Espalhados pelo mundo existem vários sistemas políticos que funcionam e funcionam bem: 1)Reino Unido da Grã-Bretanha é uma monarquia parlamentarista onde o primeiro ministro pode ser reeleito indefinidamente. Ali se dá um exemplo de que não existe nenhum problema em quem fez um bom governo, ter direito a sua reeleição; 2) França é uma república presidencialista parlamentarista. Tanto o primeiro ministro como o presidente pode serem reeleitos e funciona bem; 3) A Dinamarca e Suécia são monarquias parlamentaristas e funcionam bem; 4)Hong Kong, voltou aos domínios da China, que é comunista, e continua pujante. A própria China continental tem melhorado vários indicadores econômicos e sociais; 5)A suíça com seu sistema exótico, também funciona mito bem. Lá existe o parlamento bicameral e o Conselho Federal (com sete membros) que é o órgão responsável pelo executivo; 6) Os Emirados Árabes Unidos também com seu exotismo, é uma federação com sete emirados, comandados cada um por seu emir os quais elegem, dentre eles, um presidente para ser o representante de estado, e funciona magnificamente.
Apresento esses exemplos para demonstrar que não é o sistema político de um país que determina o seu sucesso. O que o Brasil precisa não é de reforma política. O Brasil precisa é de reforma de caráter de todos nós brasileiros. Nós temos que aprender atravessar a rua na faixa de pedestre; precisamos ao entrar no carro, colocar o cinto de segurança, independentemente de qual lugar você sentou ou para aonde vai; respeitar os sinais de trânsitos; respeitar quem está na fila; encontrou um objeto na rua, procurar devolver ao seu dono; foi flagrado em algum delito, pague a multa, não peça ao agente público para dar um jeitinho; o policial ao prender um traficante ou um assaltante deve conduzí-lo à delegacia e o delegado prendê-lo na forma da lei, sem quaisquer tratativas de suborno; juiz não vender sentença; juiz não usar objetos do condenado; juiz não ter partido; declarar seus rendimentos corretamente ao fisco; respeitar as leis; investir muito em EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA;  e finalmente, votar certo! Quando nós votamos em um candidato que gasta na sua campanha, muito mais do que ele receberá em salários, nós estamos lhe dando licença para roubar quando eleito. Votemos nas idéias!  O que determina o sucesso de uma nação é o seu povo! Portanto, a reforma que o Brasil precisa está em nós mesmos!


Josenato Medrado da Silva
 geólogo e empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas