20% dos pacientes com câncer morrem por desnutrição severa
A desnutrição aguda causada por consequências do tumor é chamada de caquexia; especialistas pesquisam uma molécula que poderia impedir o processo de perda de peso e músculos
De acordo com dois estudos relacionados e divulgados nesta segunda-feira (06), 20% dos pacientes com câncer não morrem em decorrência de complicações do tumor, mas sim de caquexia, uma espécie de desnutrição grave. Não é possível prevenir essa condição, mas especialistas em nutrição lutam para tratar precocemente o paciente e nutri-lo para que um evento mais grave não aconteça.
“Muitos pacientes com câncer não morrem por causa pela doença, mas por causas além, por mudanças sistêmicas no corpo todo que são induzidas por esses tumores. Um dos piores efeitos é a caquexia, que é o maior obstáculo no tratamento do câncer”, diz, em comunicado, David Bilder, biólogo da Universidade de Califórnia, um dos autores dos estudos que foram publicados no periódico Developmental Cell.
Os humanos têm várias IGFBP, e estudos apontam para um novo mediador de caquexia, que levaria ao desenvolvimento de novas terapias”, diz David Bilder. “Se essas IGFBP específicas pudessem ser identificadas como aquelas que provocam a caquexia em certos tipos de tumores, bloqueá-las poderia oferecer um tratamento mais direcionado do que administrar insulina sistemicamente, ação em que há risco de estimular o crescimento do tumor”, diz.
Entenda a desnutrição grave causada pelo câncer
Segundo a presidente do comitê de nutrição da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral, Maria Emília Fabre, essa desnutrição é causada por alterações metabólicas produzidas pelo câncer, pelas reações inflamatórias do corpo tentando se defender do tumor e por uma série de efeitos colaterais provocados pelo tratamento, seja ele cirúrgico ou quimioterapia e radioterapia
Fonte: ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário