sexta-feira, 28 de novembro de 2014

MERITOCRACIA - SIM OU NÃO




Todos que acompanharam os debates presidenciais na TV na ocasião das eleições desse ano ouviram repetidas vezes o termo meritocracia e sua importância nos destinos do país e também ouviram ad nauseam diversos argumentos — a favor e contra.
Terminadas as eleições, paixões arrefecidas — muitos que assistiram ao largo a troca de farpas e ofensas num clima de final de campeonato agora se pergunta:
Mas afinal o que é mesmo meritocracia? Será que é a melhor forma de gestão?
Tem-se que o termo foi cunhado pelo sociólogo Michael Young em 1958 em sua obra “Rise of the Meritocracy” (A Ascensão da Meritocracia numa tradução livre);
Em sua obra, o neologismo composto pela conjugação do latim meritus (mérito) com o grego cracia (poder) quer significar a caracterização de um sistema de governo ou gestão que utiliza o mérito individual para a ascensão social e política.
Num resumo, as posições hierárquicas, sejam políticas, econômicas e/ou sociais são conquistadas com base no merecimento individual, no estilo “fazer por merecer” e a escalada para o sucesso é o resultado da conjugação dos valores individuais como empenho, esforço, capacidade e competência.
Em contraposição à meritocracia existe a realização de modelos cooperativos, que querem enxergar na humanidade uma humana unidade num futuro de conjugação com o planeta e toda a sua biodiversidade – o sonho da construção de algo como um superorganismo, no qual a competição estaria sendo combinada sabiamente com a cooperação, colaboração e solidariedade.
A competição seria apenas uma das ferramentas da natureza.
Há que se descobrir, desenvolver e valorizar também as outras.
É como diz a boa Lei de Murphy:
– Não use apenas uma ferramenta. Porque se ela for, por exemplo, um martelo, você acabará tratando tudo como se fosse prego.
Essa é para pensar!
 
Mustafá Alí Kanso

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas