terça-feira, 30 de setembro de 2014

MEDICINA NA ALEMANHA

Dificuldades fazem médicos no Brasil usar 5 sentidos, diz cirurgião na Alemanha

O brasileiro Carlos Alberto Diniz se formou na Alemanha em 1994; ele elogia a abordagem mais prática da medicina no País

Formado em Medicina na Alemanha em 1994, o brasileiro Carlos Alberto Diniz atua como médico em um consultório no centro de Munique e já foi diretor de um hospital em uma pequena cidade no sudeste do país.
Um momento marcante para Diniz ocorreu no início dos anos 1990, quando uma mãe caiu aos prantos na sua frente por não poder pagar um antibiótico para o filho.
"Aconteceu no Hospital Estadual Getúlio Vargas (no Rio de Janeiro). A mãe alegava não ter dinheiro para comprar um antibiótico contra a meningite do filho, de extrema necessidade, já que criança estava muito doente, a perigo de morrer", conta ele.
"Optei por ir eu mesmo à farmácia e comprar o medicamento do próprio bolso. Esse tipo de coisa jamais aconteceria na Alemanha, já que os seguros de saúde custeiam os medicamentos em quase 100%. No dia seguinte recebi uma bronca da direção do hospital. Ficaram com medo de que a notícia de que o hospital dava 'remédio de graça' se espalhasse. Aquilo me chocou muito".
O desafios da saúde no Brasil e, em especial, as dificuldades da atenção básica à saúde são tema da cobertura especial da BBC Brasil sobre as eleições presidenciais. O tema foi escolhido a partir de uma consulta com os leitores da BBC Brasil no Facebook, de acordo com a proposta do #salasocial, projeto que usa as redes sociais como fonte de histórias originais.
Fonte: BBC Brasil / ig.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas