segunda-feira, 30 de junho de 2014

SAÚDE


                              
Primeiras cirurgias públicas de embolização de aneurisma cerebral são realizadas em Petrolina
As primeiras cirurgias públicas de embolização de aneurisma cerebral foram realizadas em Petrolina, resultados de uma parceria entre a equipe médica dos Hospitais Universitário (HU) e do Neurocárdio. Os procedimentos foram comandados pelo neuroradiologista Marcos Barbosa e a equipe de neurocirurgia da unidade, sendo acompanhada pelos médicos residentes da área.
Um dos residentes em neurocirurgia Dr. Erivaldo Fonseca, relatou a diferença entre a nova técnica adotada e a anterior. Segundo ele, antes era preciso abrir a cabeça do paciente (craniotomia), e a cirurgia durava em média quatro horas. Agora, é guiado através de imagem, e dura cerca de 50 minutos.
“A técnica de embolização de aneurismas cerebrais possibilita uma recuperação mais rápida e sem dor, bem como redução do risco de infecção hospitalar e ausência de trauma, visto que não há abertura do crânio, além de garantir uma alta precoce”, explicou.
Segundo o coordenador de residência em neurocirurgia do HU, Dr. José Carlos Moura, a técnica exige profissionais com uma boa formação. Ele explica que o neuroradiologista realizará o procedimento semanalmente. “Essa conquista da residência é mais um grande benefício para os pacientes do SUS da região do Médio São Francisco”, enfatizou. (Fonte/ Ascom HU)
Blog Carlos Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas