Dom Orani Tempesta é nomeado cardeal pelo Papa no Vaticano
Além do brasileiro, outros 18 cardeais foram designados na Basílica de São Pedro; com o arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil passa a ter 10 cardeais
A presença do papa emérito Bento XVI foi a grande surpresa do consistório que criou 19 novos cardeais da Igreja Católica, entre eles o agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na manhã deste sábado, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O papa Francisco fez questão de quebrar o protocolo da procissão de entrada e desviou o caminho para cumprimentar seu par, que vive retirado em um mosteiro próximo ao Vaticano. No fim da cerimônia, ele repetiu o gesto. Apesar do pedido de que o papa Francisco não fosse aplaudido durante sua entrada – para “não quebrar o clima de oração” – foi Bento XVI, entrando pelo cantinho, quem provocou os aplausos de praticamente toda a igreja.
Durante sua homília, o papa Francisco pediu aos cardeais que sejam homens que promovam a paz. “Há muitas pessoas em muitos países sofrendo com a discriminação, com a perseguição por sua causa religiosa, com a violência e com a guerra. Vocês têm que ser artesãos da paz”, pediu, em uma fala que durou pouco mais de 10 minutos.
Colaboração: Eunice Costa
O Papa Francisco é insuperavel, quebra qualquer protocolo
ResponderExcluirpara deixar claro que o amor está em primeiro lugar